• Carregando...
 | LJ/SL/LUCAS JACKSON
| Foto: LJ/SL/LUCAS JACKSON

Se em muitas culturas os filhos primogênitos têm certos privilégios em relação a seus irmãos, uma nova pesquisa mostra que nem sempre ser o primeiro a nascer é bom negócio. De acordo com estudo publicado no “Journal of Epidemology & Community Health”, os filhos mais velhos são mais propensos ao sobrepeso e à obesidade na idade adulta.

O levantamento foi feito por cientistas que analisaram informações de mais de 13 mil pares de irmãs suecas. Eles descobriram que as mais velhas tinham 29% mais chances de ganharem sobrepeso e 40% mais chances de se tornarem obesas em relação às mais jovens.

O estudo complementa uma análise anterior, segundo o “Washington Post”, feita com homens, que descobriu que os irmãos mais velhos são até 1,6 kg/m (quilos por metro quadrado) mais pesados do que os mais jovens.

Wayne Cutfield, pesquisador do instituto Liggins, ligado à Universidade de Auckland (Nova Zelândia), e responsável pela pesquisa com as mulheres, aponta que a razão para esta mudança pode estar no suprimento de sangue via placenta. 

Na primeira gravidez, os vasos sanguíneos são mais estreitos, o que reduz a passagem de nutrientes e pode levar os primogênitos a acumularem mais gordura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]