• Carregando...
O presidente regional de Vêneto, Luca Zaia, e o presidente da região da Lombardia, Roberto Maroni: governo italiano disse que está disposto a conversar com ambos | ALBERTO PIZZOLI/AFP
O presidente regional de Vêneto, Luca Zaia, e o presidente da região da Lombardia, Roberto Maroni: governo italiano disse que está disposto a conversar com ambos| Foto: ALBERTO PIZZOLI/AFP

O primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni, disse que seu governo está disposto a conversar com os representantes do Vêneto e da Lombardia depois que eleitores expressaram, em votações populares, que desejavam maior autonomia das regiões em relação a Roma.

Gentiloni afirmou que é "possível e provável" que certos serviços funcionem melhor se as duas regiões conquistassem maior poder. Os líderes regionais estão buscando mais autonomia em questões como segurança, imigração, educação e meio ambiente, além de manter mais receitas fiscais.

Em seus primeiros comentários desde a votação do domingo (22), Gentiloni afirmou nesta terça-feira (24) que o governo estava "pronto para negociar", apesar de as questões específicas e as condições de discussão não terem sido decididas.

O plebiscito pacífico do último domingo reflete o mesmo impulso para uma maior autodeterminação na região espanhola da Catalunha, que está em conflito com o governo central de Madri.

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]