• Carregando...
A eleição de Privert põe fim a um vácuo institucional histórico no Haiti | HECTOR RETAMAL/AFP
A eleição de Privert põe fim a um vácuo institucional histórico no Haiti| Foto: HECTOR RETAMAL/AFP

O presidente do Senado haitiano, Jocelerme Privert, 62 anos, foi eleito presidente interino do país pelo parlamento durante uma sessão na manhã deste domingo, transmitida ao vivo pela televisão.

Privert, eleito após uma segunda votação, sucede Michel Martelly, que deixou o cargo em 7 de fevereiro sem transmitir o poder a um sucessor devido à suspensão do segundo turno da eleição presidencial.

A suspensão foi causada por protestos da oposição, que denunciou inúmeras fraudes no primeiro turno.

A eleição de Privert põe fim a um vácuo institucional histórico no Haiti.

Em um acordo assinado algumas horas antes do final do mandato de Martelly, o Parlamento foi convidado a eleger um presidente interino para um mandato limitado de 120 dias. É a primeira vez desde 1946 que um chefe de Estado do Haiti é eleito indiretamente.

Jocelerme Privert ganhou no segundo turno de seu principal rival, Edgard Leblanc Fils, ex-presidente do Senado. O primeiro alcançou os votos favoráveis de 64 dos 92 deputados da Assembleia e de 13 dos 22 senadores.

Dejean Belizaire, o terceiro candidato a presidente provisório, só obteve o voto de dois deputados.

Privert terá que completar o processo eleitoral interrompido por protestos da oposição, denunciando um “golpe de Estado eleitoral” promovido pela Martelly.

No primeiro turno das eleições presidenciais de 25 de outubro, o candidato do poder, Jovenel Moïse, venceu por 32,76% dos votos contra 25,29% para Jude Celestin, que chamou a eleição de “farsa ridícula”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]