• Carregando...

O jornal paraguaio “ABC Color” divulgou novos casos de supostas invasões de militares brasileiros ao território do país. De acordo com reportagem publicada no domingo (2), soldados que participam da operação Ágata, para coibir delitos na fronteira, teriam abordado duas embarcações de carga e passageiros no lado fronteiriço paraguaio.

Paraguai acusa o Brasil de invasão de soberania

Além de troca de tiros no rio Paraná, barcos teriam sido apreendidos pelo exército brasileiro na margem do país vizinho

Leia a matéria completa

As novas acusações aumentam o mal-estar entre os dois países. Na sexta-feira (31), o governo paraguaio formalizou uma reclamação de invasão de soberania dos brasileiros ao país. Ainda nesta segunda-feira, o embaixador brasileiro em Assunção, José Felício, se reunirá com autoridades locais para prestar esclarecimentos.

A reportagem do jornal paraguaio diz que os militares brasileiros abordaram duas embarcações paraguaias, de nomes Guaraní e Aquidabán, que se dirigiam a comunidades ribeirinhas de Alto Paraguay. O incidente com estes barcos, particulares, aconteceu no dia 22 de julho.

Os passageiros relataram terem se preocupado quando os oficiais brasileiros exigiram suas documentações -- os barcos estavam cheios no momento.

Os donos das embarcações teriam permitido o embarque dos soldados, relata o “ABC Color”. Porém, após os incidentes divulgados na semana passada, resolveram relatar o acontecido.

Operação Ágata

A ação das forças militares brasileiras em mais de 4 mil quilômetros de fronteira começou no dia 22 de julho, para reprimir os delitos nesta área.Cerca de 11 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea participaram da operação em integração com cerca de 600 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. As ações são realizadas em quatro estados: Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]