• Carregando...

O departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu nesta terça-feira uma investigação sobre a morte de um homem afro-americano de 25 anos que faleceu no domingo no hospital em consequência de um ferimento sofrido enquanto estava detido pela polícia.

“O departamento de Justiça está compilando informação para determinar se aconteceu alguma violação de direitos humanos que possa ser levada aos tribunais”, indicou a porta-voz da Justiça americana, Dena Iverson.

Segunda-feira seis policiais da cidade de Baltimore (Maryland), onde aconteceu a detenção, foram suspensos como medida cautelar enquanto as próprias autoridades locais investigam o caso.

Freddie Gray, negro de 25 anos, foi detido em 12 de abril. Enquanto estava em custódia policial sofreu um ferimento grave na coluna vertebral que obrigou a polícia a hospitalizá-lo, e que o deixou em coma até sua morte, no domingo.

Centenas de pessoas, a maioria afro-americanos, se manifestaram hoje pelas ruas de Baltimore para protestar pela morte de Gray, inclusive os pais do jovem.

Os manifestantes se concentraram no lugar exato em que o jovem foi detido pela polícia, e pelo menos uma pessoa foi detida durante a passeata por comportamento violento contra os agentes.

Embora por enquanto não se saiba se os agentes tiveram algum tipo de envolvimento ou não no ferimento que causou a morte de Gray, seu caso tomou rapidamente relevância nacional, já que está inserido em um momento de grande tensão nos EUA entre os diferentes corpos de polícia e os membros da comunidade afro-americana.

Durante os últimos meses aconteceram vários casos de abuso policial e racismo com resultados fatídicos, sendo os mais famosos as mortes de Michael Brown em Ferguson (Missouri), de Eric Garner em Nova York e de Walter Scott em North Charleston (Carolina do Sul).

O ex-governador de Maryland e pré-candidato democrata à presidência, Martin O’Malley, disse hoje “sentir muito a trágica morte de Gray”, e enviou suas condolências à família.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]