• Carregando...
Bandeira confederada no Parlamento da Carolina do Sul tem sido motivo de debates nos Estados Unidos | JOHN TAGGART/EFE
Bandeira confederada no Parlamento da Carolina do Sul tem sido motivo de debates nos Estados Unidos| Foto: JOHN TAGGART/EFE

O grupo supremacista branco Ku Klux Klan recebeu o aval de autoridades da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, para realizar uma manifestação a favor da bandeira confederada na capital do Estado, Colúmbia, informou um jornal local nesta segunda-feira (29).

EUA investigam conexão entre incêndios em igrejas

Seis templos da comunidade negra pegaram fogo depois que supremacista branco matou nove pessoas na Carolina do Sul

Leia a matéria completa

Há menos de duas semanas, um homem branco matou nove pessoas em uma igreja frequentada por negros. O suspeito confesso do ataque a tiros, Dylann Roof, de 21 anos, havia anteriormente publicado um manifesto racista online, bem como fotos posando com uma bandeira confederada -- flâmula do período da Guerra Civil nos Estados Unidos associada com a escravidão e considerada um símbolo de opressão racista.

O tiroteio de 17 de junho, em que todas as nove vítimas eram negras, causou forte impacto nos Estados Unidos e levou a pedidos de que a Carolina do Sul pare de exibir a bandeira confederada na sede do governo.

A governadora do estado, Nikki Haley, pediu a remoção da bandeira, e disse ao Post Courier que ela não endossa a realização da manifestação pela Ku Klux Klan. Mas, de acordo com o jornal, o Conselho de Controle e Orçamento da Carolina do Sul aprovou um pedido apresentado pelo grupo “Leais Cavaleiros Brancos”, da Ku Klux Klan, para a manifestação em 18 de julho em favor da bandeira.

Com raízes que remontam à Guerra Civil Americana, a Ku Klux Klan é conhecida por suas roupas brancas e capuzes pontiagudos e por seus atos de violência e intimidação contra os afro-americanos, incluindo queima de cruzes e assassinatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]