• Carregando...
Líderes das siglas ÖVP e FPÖ  durante uma conferência de imprensa, na Hofburg, em Viena, Áustria | ALEX HALADA/AFP
Líderes das siglas ÖVP e FPÖ durante uma conferência de imprensa, na Hofburg, em Viena, Áustria| Foto: ALEX HALADA/AFP

Um pacto fixado neste sábado (16), em Viena, entre a direita e a extrema direita fará da Áustria o único país da Europa Ocidental com ultranacionalistas no governo.  

Isso porque o ÖVP (Partido Popular), do líder conservador Sebastian Kurz, fechou aliança com o populista FPÖ (Partido da Liberdade Austríaco), de extrema direita.  

O entendimento, definido na sexta (15), começou após a eleição de outubro, vencida pelo ÖVP, apoiado na aversão a imigrantes que o aproxima do FPÖ, liderado por Heinz-Christian Strache e que ficou em terceiro no pleito.  

Agora, o ÖVP passa a ter maioria dos votos no parlamento. A coalização marca a volta da extrema direita ao governo em mais de dez anos - fez parte de 2000 a 2005 - e foi informada ao presidente Alexander Van der Bellen.  

Kurz, que se tornará primeiro-ministro e o mais jovem líder da Europa -tem 31 anos-, e Strache afirmaram um dos principais pontos que os uniram é evitar maior relação com a União Europeia (UE) nas questões sociais.  

O futuro premiê afirmou que se concentrará no corte de impostos e na questão da segurança, incluindo a luta contra a imigração ilegal.  

Apesar de o FPÖ, fundado por ex-membro do grupo paramilitar nazista SS, insistir em se distanciar de posições vinculadas ao nazismo, ainda existe desconfiança.  

O líder Strache já foi detido quando jovem por participar de protesto de grupo neonazista ilegal. E o FPÖ quer impedir estrangeiros de receber benefícios sociais e levar a Áustria ao Visegrad, que inclui Hungria, Polônia, República Tcheca e Eslováquia - países em atrito com a UE devido à política migratória.  

A coalização fará o FPÖ assumir as pastas de estrangeiros, política interna e defesa - e o ÖVP ficará com finanças, justiça e agricultura.  

Van der Bellen afirmou que a Áustria deve seguirá na UE.  

Além de ratear os ministérios, Kurz informou que o executivo do setor de seguros Hartwig Loeger, 52, da Uniqa, será o ministro das Finanças.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]