• Carregando...
Mohammad Omar, líder do Taliban, teria morrido em 2013 | Elmedio / Reprodução
Mohammad Omar, líder do Taliban, teria morrido em 2013| Foto: Elmedio / Reprodução

O Afeganistão confirmou ontem que o mulá Omar, líder do movimento fundamentalista islâmico Taliban, morreu em abril de 2013 no Paquistão. O anúncio foi feito um dia antes de uma nova rodada de conversações de paz e pode aprofundar as divisões internas no Taliban sobre o futuro substituto no comando.

Omar, que tinha um apenas um olho, não era visto em público desde 2001, quando escapou depois de o Taliban ser derrubado do poder pela coalizão liderada pelos Estados Unidos. Há anos havia uma especulação entre os círculos militantes de que ele estaria incapacitado ou morto.

“O governo, com base em informação crível, confirma que o mulá Mohammad Omar, líder do Taliban, morreu em abril de 2013 no Paquistão”, informou o palácio presidencial do Afeganistão em um comunicado, sem especificar a fonte da informação. “O governo do Afeganistão acredita que as bases para as negociações de paz afegãs estão mais sólidas agora do que antes, e assim pede a todos os grupos armados de oposição que aproveitem a oportunidade e se unam ao processo de paz”, diz ainda a nota.

O porta-voz do Diretório Nacional de Segurança do Afeganistão, Abdul Hassib Sediqi, disse que o líder insurgente morreu em um hospital da cidade de Karachi, no Paquistão. “O mulá Omar estava doente e foi hospitalizado há dois anos e quatro meses na cidade de Karachi”, afirmou. O porta-voz adjunto da Casa Bra,ca, Eric Schultz, disse que as informações são “críveis”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]