• Carregando...
Policiais franceses observam imigrantes ilegais que tentam chegar ao Reino Unido pelo Eurotúnel | Pascal Rossignol / Reuters
Policiais franceses observam imigrantes ilegais que tentam chegar ao Reino Unido pelo Eurotúnel| Foto: Pascal Rossignol / Reuters

Proprietários de imóveis deverão expulsar de suas casas inquilinos que não tenham direito de residência no Reino Unido, sem necessidade de autorização judicial e sob ameaças que incluem até uma sentença de cinco anos de prisão, em mais um ato da crise migratória que atinge a Europa.

Jovem morre asfixiado ao tentar entrar na Espanha dentro de mala

Marroquino passou mais de cinco horas imobilizado

Leia a matéria completa

A medida, que será introduzida na nova lei de imigração do país, foi anunciada ontem, em uma tentativa do governo do primeiro-ministro David Cameron de projetar uma imagem de firmeza diante das críticas recebidas pela gestão da crise de Calais, na França. Todas as noites, centenas de imigrantes invadem o terminal francês do Eurotúnel tentando chegar ao território britânico.

“As ruas do Reino Unido não estão pavimentadas de ouro”, disse a ministra do Interior britânica, Theresa May, em uma declaração que resume as tentativas de seu governo de dissuadir os imigrantes que lotam o porto francês de Calais.

O Ministério do Interior britânico informará os nomes dos inquilinos que não têm direito de permanecer no país, instruindo os proprietários dos imóveis a expulsá-los. Os proprietários ficarão sujeitos a multa ou à prisão. Pelo pacote legislativo contra a imigração ilegal, anunciado em maio, empregar imigrantes sem documentos também será crime.

O ministro das Comunicações, Greg Clark, disse que o objetivo é enfrentar os locadores que enriquecem com a imigração ilegal e a exploração de vulneráveis.

Uma associação de proprietários que alugam imóveis advertiu que a aplicação da nova lei poderá levar a situações de violência. ”Um imigrante ilegal é uma pessoa desesperada em uma situação desesperadora, e isso nos leva a ações também desesperadas. Nós enfrentamos o risco de que (o inquilino) tente ficar por todos os meios, incluindo o uso da força”, avaliou o diretor-executivo da associação, Richard Lambert.

Crise

A difícil situação em ambos os lados do Canal da Mancha impede precisar o número de pessoas que conseguiram entrar ilegalmente no Reino Unido desde o início da crise de Calais. As autoridades de Kent, no lado britânico do Eurotúnel, estimam que, na última semana, houve 3,5 mil tentativas de entrada no túnel.

Incapazes de lidar com o número de requerentes de asilo, os serviços sociais de Kent estão pagando 150 euros a taxistas locais para levarem imigrantes a Londres, informou o jornal “Daily Telegraph”. Cerca de 1,7 mil tentativas de entrada no túnel foram registradas na madrugada de ontem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]