• Carregando...
Maduro e Ban Ki-moon durante ato formal na reunião desta terça-feira, na sede das Nações Unidas | HANDOUT/REUTERS
Maduro e Ban Ki-moon durante ato formal na reunião desta terça-feira, na sede das Nações Unidas| Foto: HANDOUT/REUTERS

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou nesta terça-feira (28) ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, as “provocações” do presidente da Guiana, David Granger, e pediu que inicie o mais rápido possível uma comissão para intermediar o conflito bilateral pelo Essequibo.

Em declarações aos jornalistas na sede da ONU em Nova York, Maduro afirmou que Ban Ki-moon aceitou sua proposta e se comprometeu a “ativar uma comissão imediatamente” para que visite Venezuela e Guiana a fim de impulsionar uma resolução “através do Acordo de Genebra”.

Insultos de Maduro a Rajoy irritam governo espanhol

O Ministério das Relações Exteriores convocou nesta segunda-feira (27) o embaixador da Venezuela na Espanha, Mario Isea, para transmitir “a rejeição e o mal-estar” de Madri em relação aos “inaceitáveis insultos” ao chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, por parte do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

Leia a matéria completa

O presidente venezuelano, que considerou a reunião “muito frutífera”, disse que insistiu com o secretario sobre “a necessidade de uma diplomacia de paz” e de “continuar canalizando todos os assuntos pendentes da Guaiana Essequiba” através do acordo selado em 1966.

O Acordo de Genebra estabelece uma série de passos para a resolução do conflito territorial que até hoje não foram cumpridos.

Venezuela e Guiana reivindicam a posse do Essequibo, um território de 160 mil quilômetros quadrados rico em recursos naturais, assim como suas águas.

As diferenças se intensificaram depois que, em maio, a companhia petrolífera americana Exxon Mobil descobriu uma jazida em águas que supostamente estão na região do litígio, o que Maduro respondeu com um decreto que, segundo Guiana, modifica as fronteiras já estabelecidas com um laudo arbitral.

Segundo Maduro, o chefe da ONU propôs hoje uma possível reunião com o presidente Granger em setembro, quando sera celebrado o aniversário de 70 anos das Nações Unidas.

Maduro lembrou que na última Cúpula do Mercosul foi acordado propor uma reunião de presidentes da Unasul, da qual fazem parte tanto Venezuela como a Guiana, para tratar o conflito. No entanto, disse que foi informado “extraoficialmente que o presidente Granger se nega a comparecer” a essa possível reunião.

O presidente venezuelano acusou Granger tomar “decisões graves” contra o previsto no acordo de 1966 e de “encher de tensão as relações entre Guiana e Venezuela e as relações do Caribe, que vêm transcorrendo em paz e tranquilidade”.

Segundo Maduro, a Exxon Mobil é o “fator perturbador principal que levou as relações a esta máxima tensão”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]