• Carregando...

A lista de pré-candidatos republicana à disputa para a presidência em 2016 ganhará esta semana três novos nomes: o doutor Ben Carson, a executiva Carly Fiorina e o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, afirmou neste domingo aa imprensa americana.

Segunda-feira será a vez de Carson, reputado neurocirurgião, o primeiro afro-americano que disputará a candidatura republicana. Ele fará o anúncio oficial em sua cidade natal, Detroit.

Também na segunda, Fiorina, ex-conselheira delegada da Hewlett-Packard, confirmará sua entrada na campanha com um vídeo, e depois terá um encontro com cidadãos nas redes sociais.

Fiorina será a primeira mulher republicana a entrar na disputa. Em 2010 ela tentou sem sucesso uma cadeira do Senado pela Califórnia, mas pereu para a democrata Barbara Boxer.

Finalmente, na terça-feira, Huckabee, reverendo batista e personagem televisivo, apresentará sua candidatura em um ato em sua cidade natal, Hope, no Arkansas.

Huckabee já concorreu em 2008 nas primárias republicanas, quando obteve a vitória no caucus de Iowa, quando mostrou sua forte conexão com o eleitorado evangélico rural, mas perdeu impulso ao tentar ganhar o setor mais moderado do eleitorado.

Outros três pré-candidatos já estão em campanha: os senadores Rand Paul (Kentucky), Ted Cruz (Texas) e Marco Rubio (Flórida).

Apesar dos analistas não darem muitas possibilidades de vitória a Fiorina, Carson e Huckabee, assinalaram que a entrada na disputa é um reflexo da diversidade de propostas que conformarão as primárias republicanas.

Alguns pesos pesados dos conservadores que são cotados para a corrida à Casa Branca ainda não se pronunciaram, como o ex-governador da Flórida, Jeb Bush, e o governador de Wisconsin, Scott Walker, que são considerados os favoritos.

Pelo lado democrata, a lista é mais reduzida, com só dois pré-candidatos por enquanto: a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton, e o senador independente por Vermont, Bernie Sanders, que se autodefine como socialista. EFE

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]