• Carregando...
Manifestantes subiram em viaturas e sete policiais ficaram feridos. | Michael Reynold /EFE
Manifestantes subiram em viaturas e sete policiais ficaram feridos.| Foto: Michael Reynold /EFE

Sete policiais da cidade norte-americana de Baltimore ficaram feridos ontem depois que manifestantes atiraram tijolos e pedras e queimaram viaturas durante um protesto após o funeral de um homem negro que morreu sob custódia da polícia.

Os confrontos começaram a algumas quadras do local do funeral de Freddie Gray, de 25 anos, no noroeste de Baltimore, e se espalharam por outras partes da cidade, depois que agentes de segurança alertaram sobre ameaças de gangues.

Aliança

O jornal “Washington Post” informou que, após o funeral de Freddie Gray, gangues rivais de Baltimore fizeram uma aliança para combater a polícia.

Imagens de TV mostraram saques e vários manifestantes pulando sobre a parte superior de uma viatura policial, depois que uma multidão de adolescentes ignorou os pedidos para dispersar e entrou em choque com uma linha de centenas de policiais.

A morte de Gray reacendeu um clamor público sobre o tratamento da polícia a cidadãos afro-americanos deflagrado no ano passado após os assassinatos de homens negros desarmados em Ferguson, no Missouri, em Nova York e em outros locais do país.

Os tumultos em Baltimore foram os mais violentos desde as manifestações em Ferguson no ano passado. O capitão da polícia da cidade, Eric Kowalczyk, disse que um dos policiais feridos estava inconsciente e vários tinham ossos quebrados.

Segundo Kowalczyk, a polícia, que inicialmente tentou usar contenção, passou a fazer detenções e usar gás lacrimogêneo e gás de pimenta para dispersar a multidão. Não foi divulgado o número de presos.

A família de Gray, pastores e autoridades municipais tinham pedido para que as manifestações fossem pacíficas após detenções em protestos no fim de semana.

Mais cedo, no funeral, oradores diante da multidão na Igreja Batista New Shiloh, de 2,5 mil lugares, pediram justiça para o caso de Freddie Gray, que morreu em 19 de abril. Ele sofreu uma lesão na coluna vertebral após a polícia prendê-lo uma semana antes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]