• Carregando...
Imagem captada pela sonda Curiosity mostra formações sedimentares que indicam a existência de lagos na antiguidade de Marte | /Nasa
Imagem captada pela sonda Curiosity mostra formações sedimentares que indicam a existência de lagos na antiguidade de Marte| Foto: /Nasa

Três anos depois de pousar em uma cratera gigante de Marte, a sonda Curiosity, da agência aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa, na sigla em inglês), encontrou o que os cientistas classificaram como provas de que a bacia esteve repleta de água com frequência, o que aumenta as chances de vida no planeta vermelho, relatou um estudo publicado nesta semana.

O que sabemos sobre Marte?

A descoberta de evidências fortes sobre água corrente em suas montanhas abriu um novo capítulo sobre Marte -- e, principalmente, sobre a possibilidade de existir vida em seu território.

Leia a matéria completa

A pesquisa ofereceu o quadro mais abrangente de como a Cratera Gale, uma bacia de impacto de 140 quilômetros de largura, se formou e deixou um amontoado de sedimentos de 5 quilômetros no solo da cratera.

No início de sua missão, a Curiosity descobriu restos de cascalho de córregos e depósitos de um lago raso.

A nova pesquisa, publicada no periódico “Science”, mostrou que o solo da cratera se elevou ao longo do tempo em resultado do acúmulo de camadas e mais camadas de sedimentos presentes na água durante o que podem ter sido milhares de anos, segundo John Grotzinger, geólogo do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

“Sabíamos que houve um lago ali, mas não tínhamos a dimensão do quão grande ele foi”, disse Grotzinger.

Água proveniente do norte da cratera preenchia a bacia regularmente, criando lagos de longa duração que poderiam ter servido de berço para a vida como conhecemos. Os cientistas suspeitam que a água viesse da chuva ou da neve. “Se você descobre indícios de lagos, é um sinal muito positivo de vida”, afirmou Grotzinger.

Marte tem água salgada líquida correndo em suas montanhas, anuncia Nasa

A Nasa divulgou um estudo nesta segunda-feira (28) com evidências de que Marte não tem apenas água congelada, mas, sim, correntes de água salgada escorrendo nas encostas de algumas montanhas durante o período do verão.

Leia a matéria completa

Mais adiante a cratera ficou cheia de sedimentos, e depois os ventos fizeram sua parte e erodiram o leito do lago, deixando para trás somente o monte no seu centro. Esse acúmulo, apelidado de Monte Sharp, foi a razão da Curiosity ter sido enviada à Cratera Gale em busca de antigos habitats adequados para a vida microbiana.

Os cientistas descobriram que Marte tem todos os ingredientes que se acredita serem necessários para abrigar a vida, mas de que maneira o planeta conseguiu conter água na superfície durante longos períodos é um mistério, já que bilhões de anos atrás Marte perdeu sua atmosfera -- nessas condições, a água líquida evapora rapidamente.

Na semana passada, outro grupo de cientistas publicou uma pesquisa que mostra que fios d’água salgada fluem periodicamente em Marte nos dias atuais. A origem dessa água, entretanto, ainda é desconhecida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]