• Carregando...

O candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, John McCain, qualificou como "necessária" a ajuda do Federal Reserve Bank (o banco central americano) à American International Group (AIG), mas acusou as agências regulatórias do país de terem "dormido no ponto" e permitido que a situação chegasse a esse nível.

"Com relação ao socorro em si, eu não gostaria de fazer isso, mas existem literalmente milhões de pessoas cujas aposentadorias, cujos investimentos, cujos seguros estavam em risco. E elas teriam a vida destruída por causa da ganância, dos excessos e da corrupção", disse McCain à emissora de televisão ABC.

"Quando falo em corrupção, alguns desses executivos, esses CEOs de Wall Street, dizem 'tudo bem, não se preocupe'. Enquanto isso, o Congresso, os reguladores, simplesmente ninguém deu nenhuma atenção a isso", prosseguiu o candidato republicano.

"Temos uma sopa de letrinhas de agências regulatórias, todas elas dormindo no ponto. E o Congresso, particularmente no que diz respeito à Fannie Mae e à Freddie Mac, deixou isso passar, prevalecendo os interesses especiais e os lobistas", acusou.

Numa tentativa de minimizar um novo choque nos mercados financeiros globais, o Federal Reserve concordou ontem em conceder um pacote de resgate ao AIG no montante sem precedente de US$ 85 bilhões. O acordo, selado ontem à noite, impediu a quebra da AIG e passou o controle da seguradora ao governo americano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]