• Carregando...
 | HO - REUTERS/HO - REUTERS
| Foto: HO - REUTERS/HO - REUTERS

Depois de o México abrir mão de disputar e de sediar o Miss Universo, a Costa Rica também anunciou na quarta-feira (1º.) que sua candidata não participará da próxima edição do concurso.

As medidas são uma forma de protesto pelas declarações “xenófobas e ofensivas” do magnata Donald Trump sobre os imigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Após o discurso polêmico na pré-candidatura à presidência dos EUA, Trump foi alvo de várias entidades e resolveu processar a rede de TV Univision pelo rompimento de contrato na transmissão do Miss Universo, do qual ele é proprietário.

A empresa Televisora de Costa Rica informou a decisão de manter o concurso no país para o mês de agosto, mas ressaltou que sua vencedora não participará do concurso internacional do qual Trump é dono.

Comentários xenófobos levam Donald Trump a subir nas pesquisas e irrita republicanos

Magnata, cuja pré-candidatura tem sido marcada por críticas a imigrantes, aparece em segundo lugar, num alívio para os democratas

Leia a matéria completa

No comunicado, a emissora costarriquenha indicou que um dos objetivos do Miss Universo é unir os mais diversos países e culturas, realizando campanhas humanitárias e não discriminando nenhuma candidata pela cor de sua pele, sua religião ou seus ideais.

“A opiniões de Donald Trump são totalmente contrárias aos princípios mais básicos da nacionalidade costarriquenha, princípios que guiam também o trabalho diário de todos em nossa empresa”, afirmou a emissora.

A empresa afirmou que só voltaria atrás na decisão se o magnata se retratasse e se desculpasse pelas declarações, ou se afastasse da organização do concurso. Segundo a emissora, a medida foi apoiada por todas as candidatas do concurso Miss Costa Rica.

Na quarta-feira, o México e também decidiu abrir mão de disputar o concurso. Além disso, autoridades colombianos anunciaram a retirada de sua candidatura para sediar a próxima edição do Miss Universo.

“Definitivamente não vamos participar do Miss Universo”, disse a mexicana Lupita Jones, ganhadora da edição de 1991 e diretora do concurso Nossa Beleza México.“Além de um concurso de beleza, de uma coroa, o que importa é se manifestar de alguma forma em defesa do orgulho e em nome de todos os mexicanos.”

Em resposta, Trump anunciou que processaria a rede Univision em US$ 500 milhões pelo rompimento do contrato de transmissão do Miss EUA. O conglomerado classificou a ameaça como “ridícula”.

No discurso que causou polêmica, Trump disse que o México traz “degenerados, drogados e crime” ao país. Mesmo depois das críticas, o magnata afirmou pelo Twitter que permanece firme em sua posição.

“O México não é nosso amigo. Eles estão nos matando na fronteira e estão nos matando no emprego e no comércio”, escreveu o empresário em mensagem na qual convocou seus seguidores a ‘brigar’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]