• Carregando...
 | LEON NEAL/AFP
| Foto: LEON NEAL/AFP

O trabalhista Sadiq Khan venceu as eleições municipais de Londres, tornando-se o primeiro prefeito muçulmano da capital britânica. Com 44% dos votos, ele derrotou o conservador Zac Goldsmith, filho de um bilionário, que ficou com 35%.

Na quinta-feira (5), os britânicos foram às urnas para a eleição de 124 câmaras municipais, além dos Parlamentos da Irlanda do Norte, Gales e Escócia.

A prefeitura de Londres é a joia da coroa das eleições. Apesar de ser um cargo simbólico, o posto serve de trampolim para quem o ocupa, como demonstra o atual prefeito da cidade, o conservador Boris Johnson.

A vitória de Sadiq Khan, de 45 anos, confirmou as pesquisas de opinião, que apontavam uma vantagem de 12%. No total, 5,6 milhões de londrinos foram convocados a votar.

Goldsmith e o primeiro-ministro David Cameron insistiram em apresentar Khan como alguém com vínculos com extremistas muçulmanos, uma estratégia que pode se voltar contra os conservadores.

“Khan é claramente um muçulmano moderno e progressista. Se os seus oponentes se aventurarem muito neste terreno, correm o risco de enfrentar uma reação enérgica”, disse Tony Travers, professor da London School of Economics.

Em entrevista à AFP, Khan denunciou a campanha “divisiva e desesperada” dos conservadores.

“Sou londrino, sou britânico, sou de fé islâmica e tenho orgulho de ser muçulmano. Sou de origem asiática, paquistanesa. Sou um pai, sou um marido, sou sofrido torcedor do Liverpool há muito tempo. Sou todas estas coisas”, disse. “Mas o melhor desta cidade é que você pode ser um londrino de qualquer confissão ou de nenhuma, e aqui fazemos algo mais que tolerar: nos respeitamos, recebemos com os braços abertos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]