• Carregando...
Ilustração representa impacto de nave em asteroide | Divulgação/ESA
Ilustração representa impacto de nave em asteroide| Foto: Divulgação/ESA

As agências espaciais norte-americana, Nasa, e europeia, ESA, uniram forças para uma missão quase hollywoodiana: colidir uma nave espacial contra um asteroide. Os objetivos principais são estudar os efeitos deste impacto e se esta solução é realmente eficiente no caso de uma possível ameaça à Terra.

Nasa divulga imagens impressionantes da missão que levou o homem à Lua

A Nasa divulgou na última semana milhares de imagens impressionantes captadas durante os anos de Projeto Apollo. As fotografias foram feitas pelos astronautas que participaram da missão norte-americana de exploração da Lua entre 1969 e 1972.

Leia a matéria completa

A ideia não é exatamente nova, foi lançada em 2012, mas na última semana os cientistas deram mais detalhes sobre como será feita a ação.

A missão lembra o roteiro do filme “Armageddon” (sem trilha sonora melosa, no entanto). A diferença é que, em vez de bomba atômica, os cientistas lançarão naves contra o asteroide. A vítima escolhida é um corpo batizado de 65803 Didymos -- ele é um sistema binário, no qual um asteroide menor orbita outro maior. Estes corpos rochosos não representam ameaça ao planeta.

Duas naves serão usadas na missão. A primeira delas sairá da Terra em 2020 e terá como missão apenas analisar o asteroide e monitorar os impactos. A outra atuará como kamikaze: se chocará com o corpo celeste menor, que é bem pequeno, de fato -- tem aproximadamente 160 metros de diâmetro.

“Para proteger a Terra de impactos potencialmente destrutivos, precisamos entender melhor os asteroides”, diz Patrick Michel, líder do time europeu que participa do projeto.

Colidir um artefato espacial contra um asteroide é só uma das ideias, entre várias, para proteger a Terra do apocalipse. Cientistas estudam também soluções com atração gravitacional e magnetismo.

Confira um vídeo divulgado pela ESA que explica como será a missão (em inglês):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]