• Carregando...
 | RC/JV/RUSSELL CHEYNE
| Foto: RC/JV/RUSSELL CHEYNE

A Nasa liberou o áudio de um estranho som que intrigou a tripulação da missão Apollo 10 enquanto visitava o lado escuro da lua (ou lado oculto, como também é chamado) em 1969, dois meses antes de uma nave pousar no satélite. Embora este não seja um capítulo desconhecido da história espacial, já que a transcrição da conversa entre os astronautas foi divulgada em 2008, somente agora o áudio se tornou público.

Escuro ou oculto?

O lado oculto da lua também é chamado de lado negro ou escuro. A forma mais aceita é a primeira, no entanto, tendo em vista que de escuro este hemisfério lunar não tem nada: ele recebe bastante iluminação do sol.

Sua primeira imagem foi captada na missão Apollo 8, em 1968.

Cientistas avaliaram que há diferenças entre o solo dos dois hemisférios lunares. Na parte oculta, o terreno possui mais crateras e irregularidades.

Na gravação, ouvida ao fundo em uma reportagem especial do Science Channel, canal norte-americano, ouve-se um som que lembra um assobio. Esta constatação pegou de surpresa os exploradores espaciais na época, que, longe do alcance das frequências de rádio da Terra, não esperavam ouvir qualquer som.

A estranheza levou os astronautas a se questionarem se deviam relatar o ocorrido ao escritório central da Nasa.

Apesar da aura de mistério, os sons podem ter uma explicação simples, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN. Um técnico da Nasa diz que os rádios dos dois compartimentos da nave [o módulo lunar e o módulo de comando] poderiam estar causando interferência entre si.

A informação tem seus contestadores, no entanto. O astronauta Al Worden, que participou da missão Apollo 15, diz que “se algo foi gravado, é porque deve haver algo lá”.

O astronauta Michael Collins, da Apollo 11, explica em seu livro. “O Fogo Sagrado, que também ouviu sons estranhos enquanto sobrevoava sozinho o lado escuro da lua. “Havia um ‘woo-woo’ no meu fone”, escreveu Collins, que fez o voo enquanto seus companheiros de missão, Buzz Aldrin e Neil Armstrong, permaneciam em solo lunar.

Veja a reportagem do Science Channel (em inglês):

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]