• Carregando...
Lançador pretende funcionar em missões no espaço profundo, incluindo viagens a Marte. | Reprodução/ Nasa
Lançador pretende funcionar em missões no espaço profundo, incluindo viagens a Marte.| Foto: Reprodução/ Nasa

A Nasa testou um lançador para o foguete mais poderoso do mundo nesta terça-feira (28). A estrutura é conhecida como Space Launch System (SLS), e irá impulsionar a espaçonave Orion em missões no espaço profundo, incluindo viagens a Marte.

Responsável pela operação, William Gerstenmaier explicou, no site da Nasa, que o equipamento funciona com empuxo de cerca de 3,6 milhões de libras - aproximadamente 1,7 milhões de quilos.

De acordo com o site, o procedimento foi o último teste antes de uma missão oficial. “Esse teste nos ajuda a apreciar o progresso que estamos fazendo para avançar a exploração humana e abrir novas fronteiras para missões de ciência e tecnologia no espaço profundo”, explicou Gerstenmaier.

A primeira configuração do SLS terá capacidade de lançar 70 toneladas, e o número deve subir para 105 na próxima atualização do maquinário. Isso representaria um aumento de 20% de impulsão em comparação ao Saturn V, atual lançador mais poderoso do planeta.

Segundo o jornal The Huffington Post, a segunda configuração teria a potência equivalente a 208 mil motores Corvette, ou 17,4 mil motores de locomotivas.

A espaçonave Orion, que será lançada pelo SLS, está em processo de construção. A previsão é que a primeira missão não-tripulada aconteça em 2018. Caso a programação seja seguida, Orion irá mais longe do que qualquer espaçonave do programa Apollo, que foi o responsável por levar o homem à Lua em 1969.

Veja o vídeo do teste do lançador SLS

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]