• Carregando...
Os cofundadores do Periscope, Kayvon Beykpour e Joe Bernstein | Jason Henry /The New York Times
Os cofundadores do Periscope, Kayvon Beykpour e Joe Bernstein| Foto: Jason Henry /The New York Times

Tyra Banks conversava com uma plateia atenta, exibindo seu novo corte de cabelo, bem curto e falhado. Depois ela atirou para o público um de seus antigos cachos castanhos com mechas louras e perguntou, meio em tom de brincadeira: “Estão gostando de mim agora?”

Banks não estava no cenário de seu programa diurno de televisão, ou numa passarela. Ela olhava fixamente para a câmera de seu smartphone, enquanto usava uma versão de teste de Periscope, um app que faz transmissão de vídeo ao vivo (live streaming) lançado pelo Twitter. Esse faz parte de uma onda de apps com nomes como Meerkat e Camio que estão causando um furacão no mundo da mídia social.

Sua premissa é simples: grave vídeos de si mesmo fazendo qualquer coisa, desde explorar uma cidade desconhecida até passear com seu cachorro. Os apps notificam os outros de que você está transmitindo um vídeo ao vivo e você pode compartilhá-lo com seus amigos e seguidores.

O conceito não é realmente novo, e já levou diversas empresas novatas ao fracasso. Durante anos, empresários tentaram fazer o streaming de vídeos pegar, com companhias como YouNow, Justin.tv e Livestream oferecendo suas próprias versões de transmissões pessoais.

Mas recentemente houve um renascimento dos apps de streaming ao vivo. Empresas e capitalistas de risco estão gastando milhões no que eles apostam que será o próximo grande sucesso entre os consumidores.

“O mundo está muito mais preparado para isso do que estava um ano atrás”, disse Kayvon Beykpour, da Periscope. “Temos a vantagem de entrar nesse mercado quando as pessoas estão mais prontas para a ideia das transmissões ao vivo.”

Conduzindo essa mudança estão os avanços tecnológicos e a onipresença dos smartphones.

“De repente, os bolsos de todo mundo estão cheios de boas câmeras e boas telas, com bons planos de dados e boas plataformas sociais para permitir que todo mundo saiba que você está transmitindo”, disse Chris Sacca, da Lowercase Capital.

Mas os apps de live streaming enfrentam uma história de fracassos. A startup de captura de vídeo Viddy, que foi uma queridinha do Facebook em 2012 e levantou dezenas de milhões de dólares, experimentou picos de atividade iniciais e em certo momento foi considerada “o Instagram do vídeo”. Sua concorrente Socialcam também foi vista do mesmo modo. Ambos os apps morreram ou foram adquiridos depois que o interesse do consumidor murchou, ao fim de um verão.

Isso não impede que o Twitter aposte alto nessa tecnologia. Ele gastou cerca de US$ 100 milhões para adquirir o Periscope meses atrás, antes mesmo que o app tivesse sido lançado, segundo duas pessoas informadas sobre o assunto.

Beykpour disse que uma vantagem do Periscope é o curto espaço de tempo entre a publicação e a possibilidade de enviar respostas de texto à pessoa que está transmitindo, o que basicamente permite que as pessoas se comuniquem com o emissor quase em tempo real. O Periscope também aproveita a lista de seguidores do usuário no Twitter para formar um público potencial.

Apesar de o Periscope operar de forma independente, ele tem acesso ao dinheiro e ao apoio técnico do Twitter. Mas tem concorrentes, como Camio e Meerkat, que ganharam tração.

Dias depois do lançamento do Meerkat, ele disparou para se tornar o 177« app mais baixado nos Estados Unidos e o 22« app mais popular de rede social, segundo a firma de análises de celulares App Annie.

O Periscope passou um ano em desenvolvimento, mas o Twitter deixou de lançá-lo rapidamente depois que comprou a empresa em janeiro, disseram as pessoas ligadas ao Twitter. Isso permitiu que o Meerkat dominasse as atenções.

Agora há investidores ansiosos para financiar o Meerkat. A companhia disse que levantou US$ 14 milhões com a firma de capital de risco Greylock Partners e outros investidores.

“Pense na cultura do selfie hoje em dia”, disse Ben Rubin, fundador da Meerkat. “Culturalmente, atingimos um ponto em que as câmeras são mais familiares e as pessoas começam a se sentir à vontade com o vídeo.”

O vídeo ao vivo tem muitas aplicações, como notícias em tempo real. Durante um incêndio recente em um prédio de apartamentos em Manhattan, muitos usuários do Twitter transmitiram o acontecimento ao vivo com Periscope e Meerkat.

Para alguns deles, essa atividade se tornou quase um hábito cotidiano. Jeff Needles, fundador da Meerkat, apresentou recentemente “Meeratonas”, em que transmitiu a si mesmo 24 horas.

O streaming de vídeo ao vivo também apresenta desafios. Algumas pessoas não querem ser gravadas sem sua autorização, algo difícil quando qualquer pessoa com um smartphone pode divulgar vídeos livremente usando o app. E a atração desses vídeos para os operadores de sex cams é evidente. Alguns apps oferecem configurações como transmissão privativa, que podem promover essa prática.

Beykpour, o cofundador do Periscope, disse que a pornografia viola as condições de utilização do app, e qualquer pessoa que assiste a um vídeo pode denunciá-lo.

“Nosso enfoque é ter um lugar seguro”, disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]