• Carregando...
 | Chi Birmingham
| Foto: Chi Birmingham

A internet anda polvorosa com o suposto novo interesse das mulheres pelo “dad body” —o “corpo de pai de família”, uma forma amolecida e massuda.

Porém, até que ponto o corpo de um homem amolece, em média, quando ele se torna pai?

Regularmente, a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, nos EUA, convoca cerca de 5.000 homens e mulheres para serem medidos, pesados e submetidos a diversos exames físicos.

Trabalhar em movimento reduz produtividade

A atividade física pode distrair o cérebro da tarefa praticada

Leia a matéria completa

A pesquisa constatou que os homens que são pais pesam em média cinco quilos a mais do que os que não são, que possuem quase cinco centímetros adicionais na cintura e que sua barriga se projeta um centímetro a mais.

Para aferir o diâmetro abdominal sagital, profissionais de saúde colocam a pessoa deitada de costas sobre uma mesa para medirem a altura do umbigo em relação à mesa, de modo a fazerem uma avaliação científica objetiva dos intestinos.

Nos dados mais recentes dessa pesquisa, metade dos homens não pais na faixa de 18 a 45 anos tinham diâmetro abdominal sagital de menos de 20 centímetros, mas apenas 29% dos pais tiveram o mesmo resultado.

Apesar disso, os pais parecem carregar esse peso com tranquilidade. Apesar dos cinco quilos adicionais, quase tantos pais quanto não pais se descreveram como estando com “peso mais ou menos adequado” (as proporções exatas foram 49% e 53%).

A autossatisfação pode ser fruto de expectativas reduzidas: quando questionados sobre seu peso ideal, os pais deram um número que era dois quilos maior que o peso ideal citado pelos não pais.

Os pais não parecem fazer grande esforço para combater o “dad bod”. Eles não mostraram mais tendência que os não pais a dizer que tinham tentado perder peso no último ano: 70% disseram que não tinham tentado.

Duas evidências sugerem que existe algo na vida dos pais que causa a mudança corporal. Embora os homens que são pais pesem cinco quilos a mais que os que não são, quando os homens de 27 anos ou mais dos dois grupos responderam quanto pesavam aos 25 anos, a diferença de peso foi muito menor: apenas um quilo.

O “dad bod” é pouco evidente entre homens que se tornaram pais há pouco tempo. Ao longo dos anos, enquanto os homens se acomodam na condição de pais, sua cintura parece afrouxar.

Esse afrouxamento não parece estar ligado apenas ao avanço da idade. Da diferença de cinco quilos entre pais e não pais, um quilo pode ser atribuído à idade: os pais tendem a ser um pouco mais velhos. Além disso, os homens casados tendem a pesar mais. Mesmo quando são levadas em conta as diferenças de idade e status conjugal, porém, a diferença entre os corpos de pais e não pais continua notável.

Ninguém fala em tom aprovador de um “mom bod”, ou corpinho de mãe, embora os mesmos dados apontem para ganhos aproximadamente iguais para as mulheres em termos de cintura, peso e barriga depois da maternidade.

Pais e mães adaptam suas expectativas da mesma maneira: as mães na faixa etária estudada pesam em média quatro quilos a mais que as não mães, mas, como os pais, ajustaram para cima seus alvos de peso desejado. No entanto, tanto as mães quanto as não mães têm muito mais probabilidade que os pais e não pais a relatar que tentaram perder peso no ano passado, e em média as mulheres dizem querer perder o dobro de peso que os homens.

O fascínio com o “dad bod” parece ser uma das manifestações dos dois pesos e duas medidas em relação a homens e mulheres. Talvez seja algo que os homens já internalizaram, decidindo que não há problema em perderem um pouco da forma física.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]