• Carregando...
Com quase 150 anos de idade, vestido foi usado por Tess Newall em seu casamento no ano passado. | Reprodução / Facebook Tess Newall
Com quase 150 anos de idade, vestido foi usado por Tess Newall em seu casamento no ano passado.| Foto: Reprodução / Facebook Tess Newall

Imagine a situação: você leva o vestido de casamento feito pela sua bisavó há quase 150 anos para a lavanderia, e, de repente, o local vai à falência e a peça acaba perdida. Essa foi a situação enfrentada por Tess Newall, que, felizmente, conseguiu recuperar a relíquia depois de um apelo no Facebook viralizar.

Moradora de Edimburgo, na Escócia, Tess usou o vestido em seu casamento, em 2016. Por isso, quando descobriu que não estava mais na lavanderia onde foi deixado, ela fez uma postagem no Facebook contando a história.

Tess vestiu a relíquia da família em setembro de 2016Reprodução
Facebook Tess Newall

“Parece que o vestido foi levado para ser vendido, então ele pode estar em qualquer lugar. Por favor, compartilhe o post para essa mensagem chegar muito longe, caso alguém o encontre”, diz a publicação, que teve mais de 300 mil compartilhamentos na rede social.

Por conta do alcance da mensagem, o proprietário do imóvel alugado pela lavanderia acabou descobrindo a história. Ele fez algumas buscas na propriedade, e, ao contrário do que disse a empresa Wylie & Bisset, responsável pela administração da loja, o vestido estava por ali, em uma pilha de roupas no chão.

Depois que o homem entrou em contato por telefone, a Wylie & Bisset entregou a peça na casa de Tess na última segunda-feira (13).

Busca incansável

Antes de criar a publicação no Facebook, Tess já tinha tentado recuperar o vestido de vários jeitos diferentes. Em entrevista à BBC, contou que seu pai levou vestido para a lavanderia em setembro do ano passado. Depois do fim do prazo estipulado pela empresa para o serviço- de oito a dez semanas, ele ligou várias vezes para perguntar se estava pronto. Em todas, recebeu resposta negativa da lavanderia. Em janeiro, quando família finalmente decidiu ir até a loja, descobriu que estava fechada.

Foi só então que a empresa disse que algumas peças deixadas na loja estavam sendo entregues aos seus donos. Mas várias - entre elas, o vestido - estavam sem identificação, e acabaram sendo vendidas. Tess estava prestes a procurar a polícia, quando resolveu tentar o apelo no Facebook.

Relíquia da família, o vestido foi feito em 1870 pela bisavó de Tess, e ficou guardado por anos antes de ser usado no casamento.“Minha família não tem como agradecer o alvoroço que vocês fizeram, que foi o que nos permitiu entrar na loja antes que fosse tarde demais”, agradeceu no Facebook, depois de recuperar a peça.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]