• Carregando...
Antonin Scalia foi encontrado morto no Texas na noite deste sábado (13) | Mandel Ngan/AFP
Antonin Scalia foi encontrado morto no Texas na noite deste sábado (13)| Foto: Mandel Ngan/AFP

O presidente Barack Obama disse que vai nomear um sucessor para o lugar do juiz da Suprema Corte Antonin Scalia, encontrado morto neste sábado (13), reagindo aos republicanos que reivindicam que a decisão deve ser tomada pelo próximo presidente. O mandatário da Casa Branca conta com o apoio dos pré-candidatos democratas à Presidência.

Obama prestou homenagem a Scalia no sábado à noite, chamando-o de “uma das figuras legais mais imponentes do nosso tempo”.

— Com sua mente legal brilhante e estilo enérgico, humor incisivo e opiniões coloridas, ele influenciou uma geração de juízes, advogados e estudantes, e moldou profundamente o cenário legal — exaltou Obama.

Obama: este é um momento para recordar o legado de ScaliaMandel Ngan/AFP

Enquanto declarou que este é “um momento para recordar o legado de Scalia”, Obama anunciou a sua intenção de nomear um sucessor.

A liderança da maioria republicana no Senado, que preside a Comissão Jurídica da Casa, pediu que a decisão seja deixada para o sucessor de Obama.

O presidente rejeitou a sugestão, dizendo que “estas são as responsabilidades que eu levo a sério, como todos deveriam” e que são “maiores do que qualquer partido”.

— Elas (as decisões) são relacionadas à nossa democracia e à instituição a que Scalia dedicou sua vida profissional — afirmou.

Obama ressaltou que “tem muito tempo” em seu mandato para nomear o próximo juiz e para que o Senado realize as audiências necessárias para confirmar sua escolha.

Scalia era o juiz conservador mais influente da Corte. Ele foi nomeado em 1986 pelo então presidente Ronald Reagan. Sua escolha foi confirmada por unanimidade.

Os pré-candidatos presidenciais republicanos também prestaram homenagens ao juizSpencer Platt/AFP

Famoso por seu envolvimento em debates polêmicos, Scalia foi o autor de uma decisão que afirma que a Segunda Emenda garante o direito de um indivíduo de possuir uma arma de fogo. Este foi o caso mais famoso da história da Corte a abordar o uso de armamentos.

Os pré-candidatos presidenciais republicanos Ted Cruz e Marco Rubio afirmaram neste sábado que o próximo presidente deve escolher o sucessor de Scalia. O neurocirurgião aposentado Ben Carson, que também concorre à indicação do Partido Republicano para a Casa Branca, apelou ao Senado para bloquear qualquer candidato de Obama.

Democratas apoiam indicação de Obama

Em um jantar realizado este sábado pelo Partido Democrata em Denver, os pré-candidatos à Presidência Bernie Sanders e Hillary Clinton concordaram que Obama deve se mover rapidamente para nomear um substituto para a vaga de Scalia. Ambos criticaram os republicanos por tentarem adiar a escolha para depois da eleição.

— Parece que alguns dos meus colegas republicanos no Senado têm uma visão muito interessante da Constituição dos Estados Unidos — comentou Sanders. — Aparentemente, eles acreditam que a Constituição não permite que um presidente democrata apresente uma nomeação para o lugar de Scalia. Discordo fortemente disso.

Hillary, por sua vez, ressaltou que “há 340 dias até o início do mandato do novo presidente”. Para ela, os esforços dos congressistas republicanos contra as intenções de Obama são “ultrajantes”, “decepcionantes” e “totalmente fora de sintonia com a nossa História e o processo constitucional”.

— Vamos ao ponto: Barack Obama é presidente dos Estados Unidos até o dia 20 de janeiro de 2017 - declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]