• Carregando...
 | Marta Kolanowska/PhytoKeys/Reprodução
| Foto: Marta Kolanowska/PhytoKeys/Reprodução

Pesquisadores descobriram uma nova espécie de orquídea na Colômbia que tem dado o que falar - e temer. A flor rara, com pétalas ultradelicadas e cores que variam entre cor-de-rosa e violeta tem uma peculiaridade impressionante e ao mesmo tempo assustadora : sua coluna - estrutura central das orquídeas - apresenta uma profunda semelhança com a cara de um diabo.

A descoberta da planta, batizada com o sugestivo nome Telipogon diabolicus, foi divulgada na revista científica PhytoKeys no dia 8 de julho.

Assinado pelos pesquisadores Marta Kolanowska, Dariusz Szlachetko e Ramiro Medina Trejo, o artigo explica que a nova espécie é exclusiva da região sul da Colômbia, em uma área úmida e montanhosa e que fica entre as regiões de Putumayo e Nariño.

De acordo com o estudo, a nova orquídea tem um talo (pedúnculo) que varia entre 5,5 e 9 cm e flores simultâneas.

Contudo, ela já chega com uma preocupação. Os pesquisadores afirmam que a espécie, encontrada em pequena quantidade, corre risco de extinção por estar localizada em uma área vulnerável, onde, em breve, uma rodovia será revitalizada.

“Acredita-se que a reconstrução atual desta estrada vai ter um impacto negativo sobre o habitat de T. diabolicus”, alertam os cientistas.

Emmanuel Laverde/Wikimedia Commons
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]