PUBLICIDADE
Conflito

Nova Zelândia antecipa retirada de tropas do Afeganistão

O primeiro-ministro do país disse que a decisão não está relacionada com o falecimento dos soldados ocorrido na noite deste sábado (18)

O primeiro-ministro neozelandês, John Key, anunciou nesta segunda-feira (20), no horário local, que retirará as tropas do Afeganistão no começo do próximo ano, e não no final como anunciaram previamente, após a morte de três soldados.

Key disse que a decisão não está relacionada com o falecimento dos soldados ocorrido na noite deste sábado (18) quando seu veículo foi atingido por uma mina de fabricação caseira na província de Bamiyan, na região central do Afeganistão.

"Abandonar demais cedo não seria razoável, não seria prático e não seria correto. Não é fácil dizer que vamos embora amanhã", disse o primeiro-ministro em entrevista à rede de televisão TVNZ.

Os militares, de 21, 26 e 31 anos, acompanhavam outro soldado que precisava de assistência médica em um veículo que viajava no final de um comboio militar.

Um deles era a soldado Jacinda Baker, a primeira mulher do exército neozelandês morta no Afeganistão e em qualquer conflito desde 1966.

Em maio passado, o governo neozelandês anunciou que retirará suas tropas do Afeganistão em 2013, um ano antes do previsto, para abrir passagem à transição do controle da segurança às autoridades locais.

PUBLICIDADE
    • SELECIONADO PELO EDITOR
    • NOTÍCIAS MAIS COMENTADAS
    • QUEM MAIS COMENTOU
    Assine a Gazeta do Povo
    • A Cobertura Mais Completa
      Gazeta do Povo

      A Cobertura Mais Completa

      Assine o plano completo da Gazeta do Povo e receba as edições impressas todos os dias da semana + acesso ilimitado no celular, computador e tablet. Tenha a cobertura mais completa do Paraná com a opinião e credibilidade dos melhores colunistas!

      Tudo isso por apenas

      12x de
      R$49,90

      Assine agora!
    • Experimente o Digital de Graça
      Gazeta do Povo

      Experimente o Digital de Graça!

      Assine agora o plano digital e tenha acesso ilimitado da Gazeta do Povo no aplicativo tablet, celular e computador. E mais: o primeiro mês é gratuito sem qualquer compromisso de continuidade!

      Após o período teste,
      você paga apenas

      R$29,90
      por mês!

      Quero Experimentar
    VOLTAR AO TOPO