• Carregando...

A Novartis deu o pontapé inicial para uma nova era na medicina nos Estados Unidos nesta quinta-feira (3) com o lançamento da primeira cópia “biossimilar” de uma substância biotecnológica aprovada no país, com um desconto de 15% sobre o produto original.

A unidade de genéricos da farmacêutica suíça, a Sandoz, disse que o Zarxio, sua fórmula do Neupogen -- medicamento que fortalece glóbulos brancos feito pela Amgen -- vai aumentar o acesso a um importante tratamento ao oferecer uma “versão de alta qualidade e mais acessível”.

O grupo norte-americano de biotecnologia Amgen tinha tentado impedir a venda do Zarxio, mas o tribunal de recursos de Washington rejeitou sua tentativa de proibir o lançamento.

O potencial para que cópias roubem negócios de marcas originais de medicamentos biotecnológicos está capturando cada vez mais a atenção de investidores, apesar de ainda existirem incertezas sobre a rapidez com que os chamados biossimilares vão ganhar terreno.

Os biossimilares estão no mercado europeu desde 2006. No entanto, o trajeto regulatório nos EUA para biossimilares, que nunca podem ser réplicas exatas dos produtos originais, só foi estabelecido por uma reforma no setor de saúde em 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]