• Carregando...
 |
| Foto:

Então, o que deve ser feito durante ataques de mísseis nucleares?

O alerta falso enviado no sábado (11) para os celulares do Havaí não davam muitas dicas. Tudo que a mensagem dizia era "AMEAÇA IMINENTE DE MÍSSIL BALÍSTICO NO HAVAÍ. PROCURE ABRIGO IMEDIATO. ISSO NÃO É UM TESTE". 

Uma mensagem mais detalhada foi exibida nas televisões, sugerindo que "se você estiver dentro de alguma construção, permaneça dentro. Se estiver fora, procure abrigo imediatamente. Permaneça longe de janelas. Se estiver dirigindo, pare o caro em segurança e procure abrigo em alguma construção ou deite no chão". 

Os alertas foram retirados rapidamente, mas foram o suficiente para espalhar a curiosidade sobre como é possível aumentar as chances de sobrevivência em caso de um ataque nuclear. 

Por isso Troy Jones, do site Nukepills.com, que vende kits de emergência contra radiação, correu para o escritório e contratou três funcionários extras no domingo (o kit tamanho família custa US$ 180, ou quase R$ 600). Jones não para de receber pedidos de pílulas de iodeto de potássio, máscaras faciais que protegem contra partículas finas e lenços anti-radiação. "É incrível", disse Jones. 

O governo dos EUA têm várias sugestões de como se manter seguro – ou ao menos mais seguro – em caso de um ataque nuclear. 

Além disso, os Centros de Prevenção e Controle de Doenças estavam programados para realizar uma aula pública sobre como responder a uma explosão nuclear. A agência remarcou a aula na última semana – pouco antes do susto do Havaí.

Mas os Centros têm ideias de como você pode se proteger no caso de uma emergência radioativa, assim como o Departamento de Segurança Nacional (que disponibiliza informações no site ready.gov). Aqui estão algumas dicas que podem ser úteis em caso de um ataque nuclear: 

- Vá para o subsolo. Um porão oferece mais proteção contra partículas nucleares que o primeiro andar de uma construção. Feche as janelas e as chaminés. Desligue o aquecimento ou resfriamento. Quanto mais grossas forem as paredes, melhor. Materiais densos – inclusive livros – oferecem mais proteção. Isso explica porque algumas pessoas do Havaí resolveram abrir boeiros e entrar nos esgotos em antecipação a um ataque. 

- Monte um kit emergencial de mantimentos. A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências tem uma lista com indicações para montar um kit, assim como os Centros de Prevenção e Controle de Doenças. As listas são longas. Alguns itens são óbvios – materiais de primeiros socorros, lanternas, aparelhos de rádio. Outros itens são abridores de latas, lenços umedecidos e apitos para pedir ajuda. 

- Planeje com sua família e amigos maneiras de entrar em contato uns com os outros em caso de emergência, além de um ponto de encontro para depois do desastre. 

- Pergunte para autoridades responsáveis quais são os abrigos públicos da sua região. Se não houver nenhum nas redondezas, pesquise lugares que podem servir como abrigos temporários, como porões, túneis ou até estações de metrô. 

- Se prepare para ficar dentro do abrigo por pelo menos 24 horas depois do ataque. Nas áreas mais próximas da explosão, pode ser necessário ficar no abrigo por até um mês. 

- Se você estiver dentro de alguma construção quando a bomba cair, não olhe para a explosão – ela pode causar cegueira. Deite no chão e cubra sua cabeça. Se a explosão for longe, pode demorar até 30 segundos para que a onda de choque chegue em você. 

- Se estiver desabrigado, procure abrigo assim que possível. Remova roupas para evitar que o material radioativo se espalhe. Só esse passo pode evitar até 90% da contaminação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]