• Carregando...

Com discurso em estilo presidencial, o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, prometeu nesta quarta-feira (17) unir as diferentes correntes políticas americanas com o objetivo comum de resgatar a economia dos Estados Unidos. "Nas últimas semanas, Wall Street foi abalada pelo fechamento de bancos e pela turbulência nos mercados", disse o senador por Illinois, dirigindo-se diretamente para a câmera em um novo anúncio de campanha de dois minutos de duração. "Mas para muitos de vocês - pessoas que eu conheci por toda a América - as dificuldades pelas quais passa nossa economia não são novidade", prossegue Obama.

O anúncio de TV vem à tona algumas horas depois de o Federal Reserve Bank, o banco central dos Estados Unidos, ter resgatado a gigante seguradora AIG, na maior e mais recente intervenção promovida com o objetivo de impedir um choque econômico global. De acordo com a campanha de Obama, a propaganda eleitoral será veiculada nas TVs a cabo de alcance nacional e nos Estados onde a disputa é mais acirrada. Na mensagem, Obama fala sobre seus planos de reduzir a carga tributária para a classe média, diminuir a dependência energética dos EUA e restringir a atuação dos lobistas.

Ele observa que, este ano, 600 mil americanos perderam o emprego, o nível de renda ficou estagnado, os preços aumentaram e o valor dos imóveis desabou. "Isso não é apenas um momento de má sorte. A verdade é que enquanto você cumpre com suas responsabilidades, Washington não faz o mesmo. É por isso que precisamos de mudança. Mudança de verdade. Este não é um momento comum e esta não deve ser vista como uma eleição como outra qualquer". Obama promete acabar com a cultura de "vale tudo" de Wall Street e tirar US$ 10 bilhões mensais gastos com a guerra no Iraque para recuperar a economia americana, mas salienta que uma reforma profunda "não será fácil".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]