• Carregando...

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, retomou a liderança nas pesquisas de intenção de voto, indicam as sondagens do Gallup e da Reuters/Zogby publicadas nesta quarta-feira (17). As duas pesquisas indicam que Obama tem 47% das intenções de voto e seu rival republicano John McCain tem 45%. A liderança de Obama, nas duas pesquisas, está dentro da margem de erro, que na pesquisa diária do Gallup é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, e da Reuters/Zogby é de 3,1% para mais ou para menos.

De qualquer maneira, foi a primeira vez desde a convenção nacional do Partido Republicano, finalizada em 5 de setembro, que Obama retomou a liderança, indica o Gallup. A pesquisa diária do Gallup, publicada na página do instituto na internet, entrevistou 2.787 eleitores registrados entre os dias 14 e 16 de setembro.

"Vista de uma perspectiva mais ampla, a disputa presidencial permanece empatada. Mas houve um impulso mais geral em direção à candidatura Obama, após McCain ter liderado com cinco pontos de vantagem as intenções de voto após a convenção nacional republicana", avalia o Gallup.

Segundo o instituto, a pesquisa diária publicada nesta quarta já inclui os dois dias de cobertura da mídia ao colapso de bancos e instituições financeiras em Wall Street. "O Gallup observou que nesses dois dias a confiança do consumidor piorou. Além disso, nas entrevistas feitas nesses dois dias, a performance de Obama tem melhorado junto aos eleitores. Existe uma certa correlação entre más notícias financeiras e os ganhos de Obama, embora os dados não permitam afirmar que exista uma conexão direta entre as duas coisas. Durante a campanha, Obama tem sido mais lembrado pelos eleitores do que McCain, quando esses são questionados sobre quem poderia administrar melhor a economia americana", avalia o Gallup.

Na pesquisa Gallup desta terça, McCain tinha 47% da intenção de voto e Obama tinha 46%, em empate técnico.

Já a pesquisa Reuters/Zobgy, que mostra os mesmos resultados na intenção de voto, indica que Obama retirou a vantagem de McCain após a convenção nacional republicana. Na última pesquisa mensal da Reuters/Zobgy, feita em agosto, McCain liderava com cinco pontos porcentuais de vantagem. A pesquisa Reuters/Zogby também ouviu eleitores registrados. "Na nova pesquisa, Obama avançou entre os eleitores independentes e o eleitorado feminino, e também na questão sobre quem administraria melhor a economia americana", informa a Reuters/Zogby. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]