• Carregando...
Macron x Le Pen: depois da vitória, seja de qual lado for, mais trabalho duro | Eric Feferberg/AFP
Macron x Le Pen: depois da vitória, seja de qual lado for, mais trabalho duro| Foto: Eric Feferberg/AFP

Seja o centrista Emmanuel Macron, seja a líder da direita Marine Le Pen, o ganhador do segundo turno da eleição presidencial francesa, em 7 de maio, deverá lutar para reunir uma maioria parlamentar nas legislativas de junho e, com isso, poder governar e aplicar seu programa.

Favorito nas pesquisas, Macron se comprometeu no domingo à noite a “construir uma maioria de governo e de nova transformação”, considerando que seu movimento, En Marche!, criado há apenas um ano, ainda não tem representantes na Assembleia Nacional.

O candidato de 39 anos, que liderou o primeiro turno das eleições de domingo, disse estar convencido de que os franceses serão “coerentes”.

Seja qual for o presidente eleito, os franceses confirmam no Parlamento a eleição de seu presidente

Jérôme Sainte-Mariedo instituto de pesquisa Polling Vox

“Se votarem para me eleger presidente (...) vão me dar uma maioria na Assembleia” nas legislativas de 11 e 18 de junho, afirmou.

Jérôme Sainte-Marie, do instituto de pesquisa Polling Vox, concorda com ele.

“Seja qual for o presidente eleito, os franceses confirmam” no Parlamento a eleição de seu presidente, avalia.

Segundo ele, Macron tem “uma vantagem”: “é compatível com uma parte da esquerda e uma parte da direita”.

Para outros analistas, isso não é tão claro.

Partidos tradicionais continuam vivos

Le Pen: sistema eleitoral francês sempre foi pouco favorável à FNBertrand Guay/AFP

Macron “não tem alianças ou acordos suficientes”, considera o professor Frédéric Sawicki, da Universidade de Sorbonne.

Pode obter maioria parlamentar, mas será “difícil”, avalia Bruno Jeanbart, do instituto Opinionway.

E a derrota dos partidos tradicionais — Os Republicanos (direita) e o Partido Socialista (esquerda), ambos eliminados no primeiro turno — não significa que seus deputados também perderão nas legislativas.

Macron não tem alianças ou acordos suficientes

Frédéric Sawicki Universidade de Sorbonne

O especialista em Sociologia Política Philippe Braud acredita que a fratura entre a direita e a esquerda voltará a ficar bem exposta.

“Sobretudo na direita”, garante, já que a derrota dos Republicanos teve mais a ver com “o fracasso pessoal” de seu candidato, François Fillon, envolvido em um escândalo de empregos-fantasma, do que com o partido.

Sistema pouco favorável

Apontada pelas pesquisas como perdedora no segundo turno, a Frente Nacional (FN) espera bons resultados nas legislativas, aproveitando-se da dinâmica da eleição presidencial.

Majoritário e de dois turnos, o sistema eleitoral francês sempre foi pouco favorável à FN, que emplacou apenas dois deputados em 2012.

Reunir uma maioria

Macron: sem alianças
Bertrand Guay
/
AFP

O partido conservador está disposto a lutar para ganhar nas legislativas e impor uma convivência ao próximo presidente.

“Tenho a sensação de que nossas ideias continuam sendo majoritárias”, declarou neste domingo o presidente dos Republicanos na Assembleia Nacional, Christian Jacob, que convocou o centro e a direita a se mobilizarem.

O porta-voz do En Marche!, Laurence Haïm, está otimista e disse que não faltam candidatos para entrar no novo partido.

“O mais importante é que a metade dos candidatos proceda da sociedade civil. Há uma verdadeira vontade por parte de Emmanuel Macron de renovar completamente o cenário político francês”, afirma Haïm.

Por isso, o ex-ministro da Economia se negou a fechar qualquer acordo com outros partidos - salvo com o de François Bayrou, seu aliado de centro.

Depois da dolorosa derrota de seu candidato Benoît Hamon (6,35% dos votos), os socialistas temem outro golpe em junho

Os socialistas, incluindo o presidente François Hollande, convocaram ao voto em Macron no segundo turno, mas se espera uma disputa clara nas legislativas.

Se o centrista não desistir de apresentar seus próprios candidatos, “não haverá muitos deputados socialistas, tampouco muitos do En Marche!”, comenta uma fonte próxima a Hollande.

“Se apresentar 577 candidatos (...) acabará com apenas 40, ou 50 deputados”, avisa.

Depois da dolorosa derrota de seu candidato Benoît Hamon (6,35% dos votos), resultado de meses de disputas internas, os socialistas temem outro golpe em junho.

O ex-primeiro-ministro socialista Manuel Valls, que deu seu apoio a Macron antes do primeiro turno, considerou que o centrista tem, agora, a “grande responsabilidade” de reunir maioria parlamentar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]