• Carregando...
Homem repousa na sombra de uma árvore para fugir das altas temperaturas do verão indiano | ANINDITO MUKHERJEE/REUTERS
Homem repousa na sombra de uma árvore para fugir das altas temperaturas do verão indiano| Foto: ANINDITO MUKHERJEE/REUTERS

Pelo menos 1.150 pessoas morreram durante as últimas semanas pela onda de calor que atinge os estados de Telangana e Andhra Pradesh, no sudeste da Índia, segundo informaram nesta quarta-feira (27) fontes oficiais.

Andhra Pradesh é o estado mais afetado pela onda de calor, onde de acordo com uma porta-voz do departamento de Gestão de Desastres da região, Tulsi Rani, faleceram 884 pessoas, sobretudo nos distritos litorâneos de Guntur e Visakhaptnam.

Após 4 anos, Fukushima conclui filtragem de água radioativa

Desde 2011 a usina vinha tratando a água usada no resfriamento dos reatores, após terremoto e tsunami que atingiu o Japão

Leia a matéria completa

Sa’adah Bhargavi, outra porta-voz do departamento de Gestão de Desastres de Telangana, o outro estado mais afetado, afirmou que o número de pessoas que morreram na região por causas relacionadas com as altas temperaturas é de 266.

Segundo explicou ontem um membro da seção de Desastres de Telangana, B.R. Meena, a maioria das vítimas mortais na região estavam na rua durante as horas mais calorosas do dia e muitos eram trabalhadores que morreram desidratados.

As autoridades desses estados iniciaram campanhas para conscientizar a população a fim de que o povo saiba que é preciso se hidratar e procurar ficar em suas casas nos momentos de maior intensidade do calor.

O governo de Andhra Pradesh anunciou, além disso, compensações de US$ 1,5 mil para as famílias dos falecidos.

A onda de calor que afeta a região ocorre por conta da confluência de um “ar seco” do noroeste e uma área de pressão atmosférica relativamente baixa no leste, segundo o centro meteorológico de Hyderabad (capital compartilhada de ambos estados).

Os estados orientais de Bengala e Odisha também viram como a onda de calor matou pelo menos 36 pessoas, segundo publicou o meio local indiano “FirstPost”.

Durante a última semana dispararam as temperatura em toda a Índia, sobretudo na faixa que cruza o país do noroeste a leste, onde foram registradas temperaturas meias acima dos 40 graus.

A iminente chegada das chuvas de monção começará a baixar levemente os termômetros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]