• Carregando...

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) informou nesta sexta-feira (17) que conseguiu levar alimento para 40 mil pessoas na cidade síria de Aleppo, e com isso se aproximou da meta de ajuda humanitária prevista para o final de julho.

Em entrevista coletiva, a porta-voz do PMA, Elisabeth Byrs, assegurou que desde julho o organismo da ONU entregou alimentos para 100 mil pessoas. Nos próximos dias, a intenção é atender mais 25 mil, e com isso cumprir o objetivo de 125 mil pessoas, chegando a meta estabelecida, embora um mês depois do prazo.

"Nosso objetivo era ajudar 125 mil pessoas em Aleppo e 850 mil na Síria até o final de julho, mas devido à violência tivemos que diminuir a distribuição da ajuda. Mas agora estamos próximo de atingir isso", disse.

"Cada vez que os enfrentamentos param, aproveitamos para rapidamente distribuir a ajuda", explicou Elizabeth. Em Homs, o objetivo também é assistir 120 mil pessoas. A porta-voz disse que a ajuda na cidade "aumentará após o convênio assinado com uma ONG local", que se encarregará de repartir 40% dos alimentos, junto com o Crescente Vermelho, que repartirá o restante.

O porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Adrien Edwards, informou que entre terça-feira e quarta-feira 3,5 mil pessoas fugiram da Síria pela fronteira do país com a Turquia, em sua maioria procedentes da região de Aleppo. Outras 2.680 foram para a Jordânia.

Esta nova onda de deslocamentos deixa o número de refugiados sírios na Turquia em torno dos 65 mil, segundo o porta-voz do Acnur, quem explicou que 40% deles chegaram no país durante agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]