• Carregando...

O Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) votará nesta sexta-feira (20) sobre a continuidade da missão de observadores na Síria, cujo mandato termina. O encontro acontece em meio a pedidos de suspensão após os vetos russo e chinês a uma resolução contra o país árabe.

A reunião está marcada para as 11 horas (de Brasília). De acordo com diplomatas ouvidos pela agência Efe, serão discutidos dois projetos, um britânico, apoiado pelas potências ocidentais, e outro paquistanês, respaldado por Rússia e China.

A proposição ocidental pede a ampliação do plano para renovar a missão por mais 30 dias, sem referências diretas à oposição e ao regime, mas diz que será renovado caso seja cumprido o plano de paz do enviado especial da ONU, Kofi Annan, que pede a retirada das tropas e o fim do uso de armamento pesado.

Já o Paquistão, que se absteve na votação sobre as sanções à Síria, apresentou uma resolução que amplia a missão por 45 dias, sem requisitos. Caso não haja acordo, os 300 especialistas militares e outros cem civis sairão da Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]