• Carregando...
Navios russos perto de Istambul têm  causado preocupação à Otan | MURAD SEZER/REUTERS
Navios russos perto de Istambul têm causado preocupação à Otan| Foto: MURAD SEZER/REUTERS

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, disse nesta terça-feira (6) duvidar da explicação do governo russo de que foi por erro que violou no fim de semana o espaço aéreo da Turquia, país membro da Otan, perto da Síria, e fez um chamado à Rússia para que não repita essas incursões.

Depois da inesperada iniciativa da Rússia de lançar ataques aéreos na Síria, posta em prática na semana passada, Stoltenberg disse que a Otan também obteve relatos de um substancial acúmulo militar russo no país, incluindo tropas terrestres e navios na costa síria, no Mediterrâneo.

“Não vou especular sobre os motivos, mas esse não parece ser um acidente, e vimos dois deles”, disse Stoltenberg sobre as incursões aéreas na região de Hatay. Ele observou que “durou por muito tempo”.

Os incidentes, que a Otan descreveu como “extremamente perigosos” e “inaceitáveis”, evidenciam os riscos de uma escalada internacional da guerra civil síria, já que aviões russos e norte-americanas realizam missões de combate no mesmo país pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]