• Carregando...

Turcos X Curdos

Os curdos são uma etnia que luta por território -- semelhante aos palestinos.

O “Curdistão”, área que a etnia reivindica, se estenderia por terras na Turquia -- o que faz com que turcos e curdos vivam sob uma constante tensão.

Sem território, eles estão espalhados por áreas na Turquia, Síria e Iraque.

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, expressou nesta terça-feira (28) a “forte solidariedade” do órgão à Turquia devido aos recentes ataques terroristas registrados no país nos últimos dias.

“A Otan está seguindo de perto a evolução e mantém sua forte solidariedade com a nossa aliada Turquia”, disse Stoltenberg no início da reunião extraordinária do Conselho do Atlântico Norte, convocada a pedido de Ancara.

“O terrorismo, em todas as suas formas, nunca pode ser tolerado ou justificado”, prosseguiu o secretário-geral, que afirmou ser o momento “correto e oportuno” para debater a instabilidade da fronteira da Turquia.

Stoltenberg lembrou que o encontro foi convocado a pedido da Turquia, que invocou o artigo IV do Tratado de Washington. O texto prevê que qualquer membro da aliança pode solicitar consultas da Otan caso sentir que sua territorial, independência política ou segurança está ameaçada.

“A Turquia pediu essa reunião devido à séria situação de segurança gerada por esses terríveis ataques de terror”, afirmou o secretário-geral da Otan, expressando condolências ao governo turco e às famílias das vítimas.

As forças aéreas turcas bombardearam no último sábado posições do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) no norte do Iraque. Após o ataque, a guerrilha curda considerou como encerrado o cessar-fogo entre as partes firmado há dois anos.

A operação contra as bases do PKK no país vizinho foi lançada pela Turquia de maneira simultânea à ofensiva das posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]