• Carregando...
 | SS/AL/SUKREE SUKPLANG
| Foto: SS/AL/SUKREE SUKPLANG

O alto nível de desemprego na Espanha deixa a população desolada. A taxa de 23% no país faz com que as pessoas busquem trabalho das mais variadas maneiras. Sejam jovens ou adultos, a situação não é fácil no país. Inclusive, há quem pretenda pagar por uma vaga.

De acordo com o “The Guardian”, na tentativa de achar uma ocupação para o filho desempregado há um ano, um homem aposentado se dispôs a pagar 5 mil euros por um emprego para o descendente.

Mais de 20 empresas já responderam ao chamado dele, morador de Zaragoza, no nordeste da Espanha. Através de um anúncio no jornal local “Heraldo de Aragón”, ele faz a oferta para empresas que possam contratar o filho de 39 anos: “Apostentado oferece 5 mil euros para uma empresa que contrate seu filho desempregado que é qualificado, responsável, batalhador e com bom registro profissional”.

8 dicas para ganhar mais curtidas e comentários no Instagram

No mundo conectado, feriado prolongado é sinônimo de muitas fotos nas redes sociais, esteja você em viagem ou simplesmente aproveitando os dias de folga para alguma atividade recreativa.

Leia a matéria completa

O aposentado, ex-advogado que preferiu manter o anonimato, afirmou que o filho, pai de uma criança de cinco anos, conseguiu uma série de contratos temporários. O último terminou em setembro do ano passado.

De acordo com o jornal inglês, ele afirmou que não importa se as respostas eram propostas de trabalho concretas ou simplesmente oportunidades: qualquer coisa que possa tirar o filho de tal situação. Segundo o pensionista, nenhuma das empresas que entraram em contato falaram em dinheiro, apenas pediram o currículo profissional do filho.

O anúncio do aposentado foi divulgado sem conhecimento do filho. “Ele ficou muito irritado comigo e ficou com medo de alguém em Zaragoza perceber que era ele. Ele disse que era vergonhoso. Mas, após uma longa conversa, ele me disse que eu era o melhor pai do mundo”, disse ele ao “El País”.

Cerca de cinco milhões de pessoas estão desempregadas na Espanha e 134 mil postos de trabalho foram cortados em agosto. Segundo o “The Guardian”, os dados de setembro serão ainda piores, quando foram contabilizados as 333.107 pessoas em contratos temporários — principalmente nos setores de turismo e serviços — que expiraram na última segunda-feira, último dia do mês de agosto: recorde em perda diária de trabalho.

O dinheiro de aposentadorias tem sustentado muitas famílias durante crise espanhola. De acordo com o jornal inglês, um relatório do sindicato Comisiones Obreras mostrou que, em 2014, o benefício era a única fonte de renda em 20% de chefes de família, já que muitos espanhóis sentiram necessidade de retornar à casa dos pais ou avós para economizar.

“Antes, nós, pensionistas, ajudávamos nossos netos, mas agora, infelizmente, temos que cuidar de nossos filhos também”, afirmou o aposentado, acrescentando que os outros quatro filhos não ganham o suficiente para pagar as contas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]