• Carregando...
O papa Francisco (à direita) recebe o papa emérito Bento XVI no Vaticano | REUTERS/Osservatore Romano
O papa Francisco (à direita) recebe o papa emérito Bento XVI no Vaticano| Foto: REUTERS/Osservatore Romano

O papa Bento XVI voltou ao Vaticano nesta quinta-feira (2), abrindo uma era ambígua na história da Igreja Católica, na qual um "papa emérito" e um pontífice em exercício vão viver como vizinhos pela primeira vez.

Bento, o primeiro papa a abdicar em 600 anos, vai viver sua aposentadoria em um convento restaurado nos jardins do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro e apenas a uma curta caminhada da residência de seu sucessor, o papa Francisco.

O "ex-papa", de 86 anos e com a saúde frágil, chegou ao Vaticano de helicóptero, vindo de Castelgandolfo, a residência de verão papal ao sul de Roma, onde estava hospedado desde 28 de fevereiro, enquanto o convento era restaurado.

Francisco, de 76 anos, deve cumprimentar Bento mais tarde em frente ao convento, a primeira vez que eles se encontram desde 23 de março, quando o papa visitou Bento em Castelgandolfo. Na ocasião, Bento renovou a promessa de "reverência e obediência incondicional" ao pontífice.

O pequeno edifício onde Bento vai viver inclui uma capela, uma biblioteca para o ex-professor de teologia, os quartos para seus assessores e um quarto para o seu irmão mais velho, Georg, um monsenhor.

Embora a presença de um papa em exercício e um ex-pontífice represente um situação nova, especialistas dizem que só causaria problemas se Bento tentar influenciar as decisões do papa Francisco, algo que ele prometeu não fazer.

Pouco antes de sua renúncia, Bento 16 disse que estaria retirando-se do pontificado para orar e viveria seus dias restantes "escondido do mundo".

Ainda assim, alguns estudiosos da Igreja dizem que, se o papa Francisco revisar algumas das políticas de Bento 16 enquanto ele estiver vivo, o ex-papa poderia tornar-se um pára-raios para os conservadores e polarizar a Igreja.

Ponto de referência conservador

"Bento quase certamente será um ponto de referência para os críticos de Francisco, especialmente em círculos conservadores. Você pode facilmente imaginá-los dizendo: "Bento 16 não teria feito isso dessa maneira", disse John Allen, autor de vários livros sobre o Igreja Católica e correspondente do National Catholic Reporter.

"Essa crítica vai circular em blogs, em revistas, e nos bancos das igrejas, não importa onde ele estiver fisicamente...", disse Allen.

Os dois meses em que Bento 16 ficou afastado permitiram que todos se acostumassem com a ideia de que ele não está mais no palco do Vaticano, disse o padre John Paul Wauck, professor da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

"Foi um hiato saudável durante o qual Francisco tinha a liberdade para se estabelecer como o novo sucessor de São Pedro", disse Wauck, acrescentando que ficaria surpreso se Bento tentasse influenciar as decisões da Igreja.

Quando os dois se conheceram em março, Bento parecia extremamente frágil. Mas o Vaticano diz que ele tem apenas de doenças normais para sua idade e nenhuma doença grave.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]