• Carregando...
O Papa Francisco recebendo presentes de crianças mexicanas no final de sua audiência geral semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20) | VINCENZO PINTO/AFP
O Papa Francisco recebendo presentes de crianças mexicanas no final de sua audiência geral semanal na praça de São Pedro, no Vaticano, na manhã desta quarta-feira (20)| Foto: VINCENZO PINTO/AFP

O papa Francisco lamentou nesta quarta-feira (20) na Praça de São Pedro o terremoto que atingiu o México na terça (19) e pediu uma oração às vítimas do tremor. Em espanhol, Francisco disse que havia muitos peregrinos mexicanos presentes para sua audiência geral. "Nesse momento de dor, quero manifestar minha proximidade e oração a toda a querida população mexicana", disse ele.

A agência de defesa civil do México informou que já foram confirmadas 226 mortes no país. Dezenas de prédios ruíram na Cidade do México e em estados próximos.  

O chefe da agência, Luis Felipe Puente, informou pelo Twitter que há 117 vítimas confirmadas na Cidade do México, 55 no Estado de Morelos (que fica ao sul da capital do país), e 39 no Estado de Puebla - onde o abalo teve seu epicentro. Outras 12 pessoas morreram no Estado do México (que circunda a capital) e três no Estado de Guerrero. O número da Defesa Civil não incluiu uma morte no Estado de Oaxaca, anunciada por autoridades locais.  

O epicentro do tremor foi na cidade de Raboso, em Puebla, a 123 quilômetros a sudeste da Cidade do México.

Destruição

Alguns pontos turísticos da região foram afetados. Na capital, o Estádio Azteca, onde a seleção brasileira foi campeã do mundo em 1970 e a argentina em 1986, sofreu uma rachadura em parte do teto.  

O governador do Estado de Puebla, Rafael Valle, disse que foram destruídas partes das igrejas históricas da cidade homônima e das vizinhas Cholula e Atlixco foram destruídas. A região é conhecida por abrigar templos do século 18 de estilos como os barrocos clássico e indígena.  

As autoridades abriram mais de 100 albergues e centros e arrecadação na região afetada, o maior deles no Zócalo, a principal praça da Cidade do México, em frente à sede do Executivo mexicano.  

As informações são da Associated Press.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]