• Carregando...
Presidente dos EUA, Donald Trump, orientou seus generais a planejarem um desfile que demonstrasse o poder militar americano | MANDEL NGAN
AFP
Presidente dos EUA, Donald Trump, orientou seus generais a planejarem um desfile que demonstrasse o poder militar americano| Foto: MANDEL NGAN AFP

A parada militar do presidente Donald Trump custaria entre 10 e 30 milhões de dólares, afirmou na quarta-feira (14) o diretor orçamentário da Casa Branca, Mick Mulvaney.

Mulvaney apresentou a estimativa durante questionamentos do Comitê de Orçamento da Câmara. Ele afirmou que a Casa Branca ainda não orçou o desfile e recorreria ao Congresso para obter os fundos apropriados ou utilizaria recursos já aprovados. 

“As estimativas que vi, ainda muito preliminares, são entre 10 e 30 [milhões de dólares], dependendo da duração”, disse Mulvaney. “Obviamente um desfile de uma hora é diferente de um de cinco horas em termos de custo, equipamentos e esse tipo de coisas”. 

Essa foi a primeira estimativa de custos para o desfile militar que Trump orientou o Pentágono a planejar para este ano. Democratas e alguns Republicanos questionaram a necessidade de tal evento, sugerindo que possa ter implicações autoritárias dependendo de como for conduzido. 

A deputada Barbara Lee, do Partido Democrata da Califórnia, expressou tais preocupações quando apresentou a pergunta a Mulvaney. 

“Eu quero lhe perguntar sobre esse desfile militar que o presidente está propondo, você sabe, a parada que é muito parecida com aquelas realizadas em países autoritários como a Coreia do Norte”, disse Lee. “Quanto esse desfile vai custar e de onde esse dinheiro sairá?” 

Mulvaney disse a Lee que “nós já tivemos paradas militares nesse país antes”, inclusive nos recentes anos 1990. Embora Mulvaney não tenha especificado a qual desfile ele se referiu, houve uma parada em Washington em 1991 para celebrar a vitória dos Estados Unidos na Guerra do Golfo. Mais de 8 mil tropas americanas participaram e havia nela helicópteros, tanques e fogos de artifício. 

Aquele desfile custou cerca de 12 milhões de dólares em 1991, o que seria o equivalente a cerca de 21 ou 22 milhões de dólares hoje.

Leia também: Trump diz que tiroteio que matou 17 em uma escola da Flórida está relacionado a saúde mental

Como surgiu a ideia

No início deste ano, Trump orientou seus generais a planejarem um desfile para o final deste ano que demonstrasse o poder militar americano. Data e local ainda não foram determinados. A inspiração foi a celebração do Dia da Bastilha francês do ano passado, em que Trump assistiu à parada com o presidente francês Emmanuel Macron e, aparentemente, achou muito impressionante. 

“Nós ainda não contabilizamos isso no orçamento deste ano simplesmente porque foi algo de última hora”, disse Mulvaney a Lee. “Então continuaremos a trabalhar com vocês se decidirmos seguir adiante com essa iniciativa”. 

“Eu já vi diferentes estimativas de custo que vão, eu acho, desde 10 a 30 milhões dependendo do tamanho do desfile, da extensão, da duração, desse tipo de coisa”, disse.

Traduzido por Maíra Santos
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]