• Carregando...
 | VALENTYN OGIRENKO/REUTERS
| Foto: VALENTYN OGIRENKO/REUTERS

O Parlamento da Ucrânia votou nesta segunda-feira (31) mudanças constitucionais que dão às regiões do leste do país um estatuto especial com o objetivo de enfraquecer o separatismo, mas as divisões entre os parlamentares pró-Ocidente indicam que o texto enfrentará dificuldades para se tornar lei.

Em uma sessão turbulenta, um total de 265 deputados votou a favor na primeira leitura do projeto de lei “de descentralização”, apoiado pelo bloco político do presidente Petro Poroshenko e seu governo - 39 a mais do que o necessário para passar.

Confronto em frente ao Parlamento deixa feridos na Ucrânia

Incidentes ocorrem em meio a disputas sobre a votação de uma série de mudanças constitucionais polêmicas envolvendo o leste do país

Leia a matéria completa

Mas muitos aliados da coalizão governista, incluindo a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko, se posicionaram contra as mudanças e ainda não está claro se Poroshenko será capaz de conseguir os 300 votos necessários na última votação, no final deste ano.

A aprovação de legislação com estatuto especial para territórios nas regiões de Donetsk e Luhansk, que estão em grande parte sob controle de separatistas apoiados pela Rússia, é um elemento importante de um acordo de paz alcançado em Minsk, capital de Belarus, em fevereiro.

Apesar de um cessar-fogo estar sendo violado por bombardeios e troca de tiros esporádicos entre as duas partes, os governos ocidentais veem o acordo como a melhor estratégia possível para a paz e estão pressionando a Ucrânia a respeitar os termos pactuados em Minsk.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]