• Carregando...
Tufão Maysak fotografado da Estação Espacial  Internacional | Samantha Cristoforetti/Nasa
Tufão Maysak fotografado da Estação Espacial Internacional| Foto: Samantha Cristoforetti/Nasa

Pelo menos quatro pessoas morreram em consequência da passagem do tufão Maysak por várias pequenas ilhas dos Estados Federados da Micronésia, no Pacífico Ocidental, informou nesta quarta-feira (1º) a imprensa local.

Veja imagens do tufão Maysak visto do espaço

O governo informou que as vítimas mortais foram registradas no estado de Chuuk, um dos quatro que compõem a Micronésia e que conta com uma população próxima a 50 mil habitantes, declarou o porta-voz governamental, Marcellus Akapito, à emissora local ABC.

O Maysak, de categoria 5, chegou no início da semana diretamente no estado de Chuuk e ontem arremeteu contra os atóis periféricos de Fais e Ulithi, no estado de Yap, com ventos sustentados de cerca de 250 km/h. As previsões indicam que o Maysak está aumentando em intensidade em sua passagem pelas ilhas de Yap e espera-se que seja um dos ciclones mais poderosos já vistos no noroeste do Pacífico.

“As rajadas (de vento) são de 330 km/h a 340 km/h”, comentou à “ABC” o meteorologista Neville Koop, do Serviço do Clima de Fiji. O Maysak, que é a terceira tempestade de categoria 5 a afetar o Pacífico Ocidental este ano, se debilitará depois significativamente antes de chegar no próximo fim de semana às Filipinas, cuja região central foi devastada há mais de um ano pelo tufão Haiyan.

Os Estados Federados da Micronésia, que têm uma associação livre com os Estados Unidos desde que alcançaram a independência em 1986, ocupam uma superfície de 2.702 quilômetros quadrados na Micronésia, dos quais apenas 700 quilômetros quadrados correspondem a terra sobre o nível do mar.

A nação é integrada pelos estados insulanos de Pohnpei, Chuuk, Yap e Kosrae, e sua economia se baseia principalmente na produção florestal e marinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]