• Carregando...
Policial protege o ônibus usado para evacuar os  funcionários da exposição em Garland, Dallas | MIKE STONE/REUTERS
Policial protege o ônibus usado para evacuar os funcionários da exposição em Garland, Dallas| Foto: MIKE STONE/REUTERS

Uma conta no Twitter chamada “Shariah is Light” (“Sharia é luz”) premeditou o ataque a uma competição de cartuns de Maomé no Texas, Estados Unidos. No episódio, ocorrido em Garland, um subúrbio a noroeste de Dallas, dois atiradores acabaram mortos e um segurança ficou ferido. Um outro perfil também fez alusão ao Estado Islâmico.

O ataque ocorreu pouco antes das 19h (horário local) de domingo (3) em um estacionamento do Centro Culwell Curtis, um pavilhão esportivo.Os suspeitos armados dirigiram um carro até a parte da frente do edifício perto do encerramento do evento, e começaram a atirar contra um agente de segurança, atingindo sua perna, segundo a polícia e autoridades municipais.

Logo antes do ataque, a conta pediu para que seus seguidores também seguissem o perfil “AbuHussainAlBritani”, que fez comentário antes, durante e após o ataque. “As facas foram afiadas, em breve iremos para suas ruas com morte e abate”, escreveu.

Segundo a organização SITE, que monitora as comunicações de combatentes e grupos jihadistas, um homem reivindicou o ataque em uma conta do Twitter relacionada com a organização Estado Islâmico (EI), assinalando que havia sido cometido por simpatizantes do grupo.

“Alá seja louvado. Dois de nossos irmãos abriram fogo contra a exposição artística do profeta Maomé no Texas. Matem quem insulta o profesta”, diz a mensagem de al-Britani, que, segundo o SITE, é o nome de combate do jihadista do EI Junaid Hussain.

Inicialmente, as autoridades não sabiam se o tiroteio estava relacionado com o evento, uma competição organizada pela Iniciativa Americana de Defesa da Liberdade, com sede em Nova York, o que daria US$ 10 mil para a melhor charge sobre o profeta Maomé.

Segundo o FBI, os dois suspeitos eram colegas de quarto em Phoenix, no Arizona. As equipes de elite da polícia entraram no apartamento da dupla pela madrugada para vasculhar material. Um dos agressores se chamava Elton Simmons.

Greg Abbott condenou o ataque “sem sentido” e elogiou a ação rápida da polícia. “Este foi um crime que rapidamente acabou graças à veloz reação da força de Garland”, agradeceu em um comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]