• Carregando...
Pessoas caminham pelas ruas da Bolívia, país que está no topo da tabela dos mais emotivos | CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI
Pessoas caminham pelas ruas da Bolívia, país que está no topo da tabela dos mais emotivos| Foto: CHRISTIAN RIZZI/CHRISTIAN RIZZI

Quando se trata de emoções à flor da pele, ninguém bate os latinos. O instituto de pequisa Gallup divulgou nesta quinta-feira (27) um levantamento mundial que mostra quais foram os países mais e menos emotivos em 2014. Bolívia e El Salvador lideram o ranking, que traz no top 10 ainda Equador, Nicarágua, Guatemala, Colômbia e Costa Rica.

Por outro lado, as ex-repúblicas soviéticas dominam o fim da tabela. Azerbaijão, Geórgia, Lituânia, Bielorrússia, Ucrânia e Rússia estão entre as nações mais “frias”.

Para chegar ao curioso resultado, o instituto avaliou 148 países. Pesquisadores perguntaram para moradores de cada um deles se haviam tido, com intensidade, determinadas sensações (raiva, dor, estresse, diversão e sensação de bem-estar, por exemplo) no dia anterior.

Na Bolívia e em El Salvador, 59% das pessoas disseram ter experimentado emoções fortes no dia anterior. Em Bangladesh, o pior país no ranking, apenas 37% das pessoas responderam sim a esta questão. O Brasil ficou no time dos emotivos. Por aqui, 52% dos entrevistados passaram por sentimentos intensos na data anterior à pesquisa.

Há um fator cultural determinante, aponta o estudo. Um diplomata filipino apontou que em seu país “as pessoas dão muita importância às relações interpessoais e isso não só as deixa vulneráveis às emoções, como também mais abertas a demonstrá-las”. As Filipinas estão na lista dos mais emotivos -- 58% dos entrevistados disseram ter vivenciado emoções fortes no dia anterior.

Importância

A pesquisa da Gallup não mostra apenas um número curioso, mas também os níveis de satisfação em cada país. A guerra civil na Síria, por exemplo, derrubou o nível de relato de emoções positivas (alegria, bem estar) no país em 2013 -- foi a maior queda registrada na história da pesquisa. Da mesma forma, o colapso na economia grega foi refletido na avaliação das boas emoções de sua população.

Confira os países mais emotivos:

Bolívia (59%*)

El Salvador (59%)

Equador (58%)

Filipinas (58%)

Nicarágua (58%)

Guatemala (58%)

Iraque (58%)

Camboja (57%)

Colômbia (57%)

Costa Rica (57%)

*Pessoas que relataram terem tido emoções fortes no dia anterior

Confira os menos emotivos:

Bangladesh (37%)

Azerbaijão (38%)

Geórgia (38%)

Mongólia (38%)

Bielorrússia (39%)

Sudão (39%)

Lituânia (39%)

Rússia (40%)

Ucrânia (40%)

Mianmar (41%)

*Pessoas que relataram terem tido emoções fortes no dia anterior

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]