• Carregando...
Pré-candidata Hillary Clinton discursa em uma comunidade do Iowa, durante campanha pela vaga democrata | SCOTT MORGAN/REUTERS
Pré-candidata Hillary Clinton discursa em uma comunidade do Iowa, durante campanha pela vaga democrata| Foto: SCOTT MORGAN/REUTERS

Hillary Clinton, favorita entre os pré-candidatos presidenciais do Partido Democrata dos Estados Unidos, sofreu uma queda forte no apoio dos prováveis eleitores das primárias no Estado da Califórnia desde maio, enquanto o rival Bernie Sanders ganhou espaço, revelou uma pesquisa do instituto Field Poll nesta quarta-feira (7).

Menos da metade dos eleitores democratas que podem participar da primária californiana em junho de 2016, ou 47%, disseram que irão votar em Hillary, cuja candidatura foi prejudicada por um escândalo relacionado ao uso de uma conta particular de e-mail quando ela era secretária de Estado dos EUA, de acordo com a pesquisa.

Em levantamento da Field Poll realizado em maio, Hillary tinha 66% dos prováveis eleitores das primárias da Califórnia.

Desde maio, entretanto, o autodenominado socialista Sanders, até o momento o adversário mais forte de Hillary pela indicação democrata, foi de um apoio que não passava de um dígito para 35% das intenções de voto na Califórnia, segundo a pesquisa.

Mark DiCamillo, diretor do Field Poll, afirmou que a Califórnia parece estar em sintonia com os eleitores de todo o país, onde as taxas de aprovação da ex-primeira-dama sofreram um golpe com a revelação sobre os e-mails.

“Acho que, essencialmente, isso tem a ver com o fato de que, ao longo dos últimos meses, quase todas as notícias que os eleitores ouviram sobre Hillary Clinton foram sobre o escândalo dos e-mails, e não sobre suas posições políticas”, disse DiCamillo. “A campanha está em um clima bastante defensivo, e isso nunca é boa coisa”.

O levantamento também revelou que 63% dos possíveis eleitores acham que seria bom se o atual vice-presidente dos EUA, Joe Biden, entrasse na disputa interna dos democratas.

Mas só 15% dos eleitores em potencial apoiariam Biden na primária de junho se ele passasse a concorrer, uma contradição aparente que DiCamillo diz ser explicada pela frustração dos democratas com uma temporada de primárias na qual seus candidatos vêm sendo ofuscados por uma corrida republicana mais polêmica e chamativa.

A pesquisa foi realizada entre 17 de setembro e 4 de outubro por telefone, em inglês e espanhol, e ouviu 1.002 eleitores registrados na Califórnia, 391 dos quais provavelmente votarão na primária de junho, segundo a Field Poll. A margem de erro é de 5 pontos percentuais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]