• Carregando...
Túnel tem cerca de 55 quilômetros e liga distrito chinês à fronteira com a Rússia | /Reprodução
Túnel tem cerca de 55 quilômetros e liga distrito chinês à fronteira com a Rússia| Foto: /Reprodução

Pesquisadores chineses revelaram nesta semana a descoberta de um túnel secreto que era usado para transmitir informações entre China e União Soviética durante o período de tensão que culminou na 2ª. Guerra Mundial.

A passagem subterrânea, com cerca de 55 quilômetros de extensão, foi localizada no distrito de Dongning, perto da fronteira com a Rússia, segundo informações da imprensa dos dois países.

De acordo com os estudiosos, como conta a reportagem do “Moscow Times”, o túnel foi escavado em 1933 e teve papel importante para a resistência de soviéticos e chineses após a invasão de Manchúria (área que compreende territórios na China e na Sibéria) pelos exércitos japoneses.

Após a ocupação japonesa, soviéticos e chineses se uniram e usaram o túnel para trocar informações entre os aliados. Os conflitos só chegaram ao fim em 1945, quando o exército vermelho ocupou a área.

Apesar de a redescoberta ser recente, os rumores da existência desse túnel circulam há alguns anos. Segundo o site “Business Insider”, um membro do exército chinês visitou a Coreia do Norte recentemente e foi informado por um “expert” que o caminho existia e foi construído com mão-de-obra norte-coreana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]