• Carregando...
Queda do avião da TransAsia Airways foi flagrada por câmeras. | Reprodução / Youtube
Queda do avião da TransAsia Airways foi flagrada por câmeras.| Foto: Reprodução / Youtube

O piloto do avião da TransAsia Airways que transportava 58 pessoas e caiu em fevereiro em Taiwan desligou por engano a única turbina da aeronave que estava funcionando, segundos antes da queda que matou 43 pessoas. O vídeo e as imagens do avião batendo a asa esquerda em uma ponte foram compartilhos em todo o mundo.

“Mexi na alavanca errada”, mostram os registros de voz da cabine momentos antes do acidente. O relatório do Conselho de Segurança da Aviação de Taiwan mostra uma certa confusão na cabine quando os dois pilotos tentavam retomar o controle do avião, após uma turbina perder potência, três minutos depois da decolagem. O capitão Liao Jian-zong reduziu a potência do motor que funcionava, mas parece não ter percebido o erro até ser tarde demais. Ele tentou reiniciar as turbinas várias vezes, até alertar: “Impacto, impacto, preparar para impacto!”

Essas foram as últimas palavras antes do acidente em 4 de fevereiro. Quinze pessoas sobreviveram à queda do ATR 72-600 em um rio, mas os três pilotos, além de 40 passageiros e outros tripulantes, morreram.

Segundo o relatório das autoridades de Taiwan, Jian-zong foi reprovado em uma prova com simulador em 2014 por não saber como lidar com defeitos na turbina no momento da decolagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]