• Carregando...
 | El Cajon Police/Divulgação
| Foto: El Cajon Police/Divulgação

A polícia de El Cajon, uma cidade perto de San Diego, na Califórnia, matou um homem negro desarmado na noite de terça-feira (27), provocando novos protestos contra a ação dos agentes. É o 3° cidadão negro desarmado morto pela polícia em apenas dez dias nos Estados Unidos.

Os agentes encontraram o homem não identificado, de cerca de 30 anos, atrás de um restaurante depois de receber relatos de alguém que “agia fora de si”, disse a polícia de El Cajon em um comunicado.

Vídeo divulgado pela polícia de Charlotte não comprova se Keith Scott estava armado

Leia a matéria completa

De acordo com a versão dos agentes, o homem não obedeceu a ordem para retirar a mão do bolso. Em algum momento, os oficiais tentaram falar com a vítima, que “rapidamente removeu um objeto do bolso da frente da calça, colocou as mãos juntas e as estendeu rapidamente para o oficial, no que pareceu uma posição para disparar”.

O chefe de polícia Jeff Davis não descreveu o objeto, mas disse em uma entrevista coletiva que uma arma de fogo não foi recuperada na cena do crime. Rapidamente, cerca de cem manifestantes se reuniram no local, acusando a polícia de disparar sem advertência.

“Três deles saíram, com as armas na mão, e atiraram cinco vezes”, disse Rumbideai Mubaiwa, uma manifestante, à emissora local KUSI.“Ninguém advertiu, ou disse para que ficasse quieto, que parasse, nada. Outro negro desarmado morto”, acrescentou.

A morte de homens negros nas mãos da polícia provocou protestos em todo os Estados Unidos. O último caso foi em Charlotte, na Carolina do Norte, na semana passada. A morte de Keith Lamont Scott, de 43 anos, provocou vários dias de protestos, forçando o governador do estado a declarar estado de emergência. A população está convencida de que Scott, morto por um policial na semana passada, foi vítima de um erro flagrante.

No dia 20 de setembro, um homem negro foi morto a tiros em Oklahoma. A vítima estava desarmada e parada na estrada porque seu veículo tinha apresentado problemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]