• Carregando...

O Tribunal Popular Intermediário da cidade de Chongqing, na China, condenou nesta sexta-feira (28) a 13 anos de prisão o ex-alto funcionário regional Lei Zhengfu por corrupção, cujo caso ficou conhecido após o mesmo ter protagonizado um vídeo de conteúdo sexual.

Lei, de 55 anos e secretário do Partido Comunista da China (PCCh) no distrito de Beibei, também terá que pagar uma multa de 300 mil iuanes (US$ 48 mil), informou a agência oficial Xinhua.

A destituição de Lei, em novembro de 2012, e sua prisão ocorreram após a divulgação de um vídeo no qual aparecia mantendo relações sexuais com uma suposta amante, e que foi amplamente divulgado nas redes sociais.

O condenado ainda não decidiu se vai recorrer da sentença, informou a Xinhua.

Durante o julgamento, Lei garantiu que não recebeu suborno e que, com relação ao polêmico vídeo, "mantinha uma relação genuinamente amorosa" com a moça, Zhao Hongxia, que tinha então 18 anos.

A acusação defendeu que Lei aceitou subornos de aproximadamente US$ 500 mil de construtores locais, que contrataram Zhao para ter relações sexuais com o alto funcionário e gravaram as imagens para chantageá-lo.

Em outra sentença ditada hoje em um julgamento exclusivamente dedicado a suposta chantagem com vídeos sexuais, seis pessoas foram condenadas a penas de prisão que vão de 18 meses a 10 anos e entre elas estava a mulher que aparecia no vídeo.

Zhao foi condenada a dois anos de prisão, mas a sentença ficou suspensa, o que no Direito chinês significa que a pena pode ser comutada para uma punição menor se a mulher demonstrar boa conduta.

O acusado Xiao Ye recebeu a maior condenação, de 10 anos, ao ser considerado o principal responsável por uma rede de chantagem contra políticos, que facilitava encontros sexuais para gravá-los em vídeo e usar posteriormente as imagens.

O PCCh endureceu o código disciplinar para seus altos cargos nos últimos anos, após o surgimento de vários escândalos, e ordenou sérias punições para aqueles que praticassem "condutas impróprias" como ter amantes, algo aparentemente frequente entre as altos funcionários.

Também em 2012, a cidade de Chongqing foi o cenário de um dos maiores escândalos políticos das últimas décadas na China, depois que a esposa do líder máximo do município, Bo Xilai, foi condenada pelo assassinato de um empresário britânico.

O próprio Bo Xilai também enfrenta acusações de ter mantido relações sexuais com várias amantes.

Chongqing é uma das maiores cidades do país e viveu um grande desenvolvimento nas últimas décadas, mas se transformou também em uma fonte inesgotável de escândalos e polêmicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]