• Carregando...
A premiê Ana Jara deverá apresentar renúncia em 72 horas | Giancarlo Shibayama / Diario El Comercio / Reuters
A premiê Ana Jara deverá apresentar renúncia em 72 horas| Foto: Giancarlo Shibayama / Diario El Comercio / Reuters

O Congresso do Peru aprovou ontem a deposição da primeira-ministra Ana Jara após um escândalo de espionagem. A situação agrava a instabilidade política enfrentada pelo presidente Ollanta Humala. A moção de censura foi apresentada por partidos da oposição e aprovada com 72 votos a favor, 42 contra e duas abstenções.

A decisão obriga a primeira-ministra a apresentar a sua renúncia ao presidente em até 72 horas. Humala terá de encontrar em substituto a ser aprovado por um Congresso controlado pela oposição.

“Dou graças ao Senhor Jesus por ter me dado a oportunidade de servir meu país no Executivo! É uma honra que este Congresso me censure”, publicou Ana Jara em sua conta no Twitter. É a terceira vez nos últimos cem anos que o Congresso depõe um primeiro ministro.

Escândalo

A moção foi apresentada após a revelação pela imprensa de que a Direção Nacional de Inteligência (DINI) rastreou informações pessoais de milhares de pessoas, incluindo políticos, jornalistas e empresários. A DINI teve suas funções suspensas por ordem de Humala. A situação do presidente se agrava por sua baixa popularidade (22%) e pela investigação de sua esposa, Nadine Heredia, por um suposto esquema de lavagem de dinheiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]