• Carregando...
Explosão matou responsável por processos contra radicais. | Hatem Safwat / EFE
Explosão matou responsável por processos contra radicais.| Foto: Hatem Safwat / EFE

O procurador-geral egípcio que comandava os processos judiciais contra o presidente deposto Mohammed Mursi e seus aliados da Irmandade Muçulmana foi morto ontem em um atentado a bomba no Cairo. Hisham Barakat, de 65 anos, passou por uma cirurgia, mas não resistiu.

A bomba que matou Barakat foi colocada em um carro estacionado em uma avenida do bairro Masr El Gedida, ao lado da Academia Militar, e foi detonada quando seu veículo passava. A explosão causou danos em carros e casas da região e deixou outras sete feridos.

Hisham Barakat tinha 65 anos.Tahsen Bakr / EFE

O ataque foi o mais significativo de uma série de atentados de islâmicos radicais contra o judiciário egípcio. Juízes e autoridades governamentais vêm sendo cada vez mais visados por radicais que se opõem ao presidente Abdel Fattah al-Sisi e que se revoltaram com as penas de prisão e as condenações à morte impostas a membros da hoje ilegal Irmandade Muçulmana.

Barakat assumiu o cargo de procurador-geral do Egito em julho de 2013, ano do golpe militar que derrubou o primeiro presidente eleito democraticamente no país, Mohammed Mursi, após a queda do ditador Hosni Mubarak, em 2011, em meio à Primavera Árabe. O golpe de 2013 foi comandado pelo atual presidente do país, Abdel Fattah al-Sisi. Desde então, as autoridades vêm perseguindo os partidários da Irmandade Muçulmana, acusados de serem uma ameaça à segurança nacional.

No dia 16 de junho, um tribunal egípcio confirmou a condenação à morte de Mursi por atos violentos durante seu governo. Ele já havia sido condenado à prisão perpétua por espionagem a favor de grupos radicais.

O atentado de ontem foi reivindicado nas redes sociais por um grupo pouco conhecido chamado Movimento de Resistência Popular.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]